Dra. Annelise Correa
O teste rápido para Covid-19 é a facilidade e agilidade na hora de saber se está com a infecção ativa naquele momento ou não.
Existem três testes rápidos principais, que são o RT-PCR, teste de antígeno e RT-Lamp. A grande vantagem deles é que a pessoa poderá realizá-lo no dia de uma viagem, em alguma emergência, antes de um evento ou antes de ir a um estádio esportivo.
Teste rápido de farmácia ou laboratório: qual é mais confiável?
O teste Covid-19 realizado em laboratório é mais confiável devido as normas técnicas que um laboratório deve seguir, garantindo a qualidade de cada procedimento.
Para isso, é necessário revalidar o teste, reconhecer seu desempenho e aprovar ou reprovar conforme a exigência de cada laboratório. Além disso, é emitido um laudo assinado pelo técnico e arquivado no histórico individual de cada paciente.
Na farmácia as normas para diagnóstico não são as mesmas.
Tipos de teste rápido de Covid-19
Os três tipos de teste rápido de Covid-19 são:
RT-PCR para SARS-CoV-2 em swab de nasofaringe: teste molecular baseado na pesquisa do material genético do vírus (RNA).
Este exame é considerado padrão-ouro para diagnóstico da infecção. Há duas versões do teste disponíveis: versão convencional, cujo prazo de realização é de pelo menos 24h, e na versão POCT (Point Of Care Testing), com prazo de realização de poucas horas.
Outra forma de realizar esse exame é o RT-PCR pela saliva, indicado para aqueles que possuem alguma restrição da coleta convencional.
RT-LAMP para SARS-CoV-2: também é um teste molecular, mas diferente do RT-PCR faz o diagnóstico através da amplificação isotérmica. Sua sensibilidade é um pouco inferior ao RT-PCR de nasofaringe. A principal vantagem é que é um teste rápido que fica pronto em poucos minutos.
Pesquisa do Antígeno de SARS-CoV-2: trata-se de um teste imunológico baseado no reconhecimento do antígeno. Também é um teste rápido e seu custo é inferior aos dos demais, porém sua sensibilidade é menor.
Teste rápido Covid-19 em laboratório: como é feito e quanto tempo demora?
RT-PCR: a amostra é coletada por swab de nasofaringe e armazenada em soro fisiológico. Após esse procedimento, o material é enviado para análise laboratorial, onde será colocado em uma máquina própria para verificar a reação de PCR, identificando ou não o fragmento do genoma do vírus. O teste fica pronto em cerca de 1 hora.
RT-Lamp: também é coletado por swab de nasofaringe. O material é enviado para laboratório e colocado em uma máquina menor capaz de extrair o RNA e realizar a amplificação isotérmica. É muito parecido com o RT-PCR, porém, possui outro mecanismo de funcionamento e sua sensibilidade é um pouco inferior. A principal vantagem é que seu resultado sai em cerca de 15 minutos.
Teste de antígeno: coletado da mesma maneira que os demais, é considerado o teste mais comum para identificar a presença do vírus através da captação de proteínas. Caso esteja presente no organismo, o resultado é positivo. Demora de 15 a 30 minutos para ser processado, sendo considerado uma opção rápida e mais barata.
Qual teste rápido é recomendado para fazer viagem internacional?
Em viagens internacionais, o teste solicitado dependerá da companhia aérea e destino da viagem. Essas informações podem sofrer alterações o tempo todo, por isso é importante que cada passageiro consulte as normas vigentes do local de destino alguns dias antes do embarque.
Determinados lugares exigem o RT-PCR, enquanto outros aceitam o teste de antígeno ou RT-Lamp.
Normalmente não precisa de teste Covid-19 para viajar no Brasil, mas essas determinações são feitas dependendo de cada estado em sua particularidade.
Preços e onde fazer o teste rápido para Covid-19 no Salomão Zoppi
Sabia que você pode realizar seu teste rápido para Covid-19 nas unidades do Salomão Zoppi? Trabalhamos com tecnologia de ponta e garantimos qualidade desde o agendamento até a entrega de resultados através do Nav.