Tratamento de HPV a Laser ou CAF

O Papiloma Vírus Humano (HPV), é a infecção sexualmente transmissível mais comum nos dias atuais. É o principal agente do câncer de colo de útero e sua principal via de contágio é no contato sexual ou apenas no contato de mucosa e pele acometidas pelo vírus.

O quadro clínico pode variar desde assintomático, surgimento de verrugas, lesões pré-cancerosas e até câncer do trato genital inferior, ânus e laringe. O diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para a evolução favorável das infecções pelo HPV.

O Salomão Zoppi conta com o serviço de Tratamento de HPV tanto a Laser quanto a CAF na unidade Ibirapuera, localizada na Av. Divino Salvador, 876.

A área é coordenada pela Dra. Marcia Cristina Prado Felician, ginecologista especializada em HPV. 

 

Tratamento de HPV

Dentre as opções terapêuticas, temos a Cirurgia de Alta Frequência (CAF) e a Terapia a Laser.

São tratamentos que oferecem elevada taxa de resolução em uma única sessão, podendo ser realizados ambulatorialmente e sob anestesia local, sendo bem tolerados pela paciente.

Ambos apresentam resultados semelhantes, porém a Laserterapia é mais precisa, com pouco dano térmico aos tecidos adjacentes e bons resultados estéticos e funcionais.

CAF (Cirurgia de Alta Frequência)

Procedimento cirúrgico que usa bisturi de alta frequência para excisar área comprometida do colo uterino. Considerada boa opção para tratamento de lesões pré malignas do colo, vagina e vulva e de baixo custo.

Laser

Bons resultados estéticos e funcionais. Além de precisão cirúrgica e possibilidade de intervenção em áreas de difícil acesso. O tratamento é ambulatorial, sob anestesia local, sendo bem tolerado por pacientes.

 

Quando o tratamento é indicado

Laser ou CAF são indicados nas lesões causadas pelo HPV  - tanto lesões benignas quanto as pré-invasivas do Trato Genital Inferior.

O Laser tem boa precisão cirúrgica com resultados estéticos e funcionais satisfatórios.

A Cirurgia de Alta Frequência ou CAF também pode ser realizada ambulatorialmente com anestesia local e apresenta bons resultados nas lesões de alto grau do Trato Genital Inferior.

 

Contraindicações

O tratamento é contraindicado quando há:

  • Presença de processos inflamatórios e/ou infecciosos;

  • Ausência de diagnóstico preciso;

  • Sangramento menstrual.

 

Orientações gerais

A paciente deve comparecer com meia hora de antecedência e estar nas seguintes condições: fora do período menstrual, ausência de processos inflamatórios e/ou infecciosos por ocasião do procedimento.

 

Duração do tratamento

A duração do tratamento é individual, no entanto a taxa de resolução em uma única sessão é em torno de 80 a 90%. Ambos os tratamentos podem ser realizados ambulatorialmente, sob anestesia local e sem necessidade de internação. 

Realizado o procedimento, a paciente retorna às consultas até a cicatrização completa, sendo encaminhada para seu ginecologista para seguimento e controle da doença. 

 

Valor do procedimento

Para saber o valor e mais informações sobre este exame entre em contato com a nossa central de atendimento no telefone (11) 3298- 6106.

 

Informações de agendamento

Para a realização dos procedimentos é necessário agendamento de uma avaliação no setor:

Horário de Atendimento:  De seg a sex das 08:00 às 21:00 |  Aos Sábados das 08:00 às 14:20

Telefone: (11) 3298- 6106.