Teste RT-PCR pela saliva: Exame para COVID-19 simples e indolor

Teste realizado pela saliva é o primeiro RT-PCR Salivar do Brasil
Teste de COVID pela saliva: Exame simples e indolor


O RT-PCR pela saliva é um exame não invasivo capaz de diagnosticar a COVID-19 com boa performance. Entenda mais sobre o teste:
 

Qual a diferença do RT-PCR pela saliva e os demais testes para Coronavírus?

Entenda as principais diferenças entre os testes de Coronavírus:

RT-PCR na saliva: realizado de forma não invasiva, sendo necessário coletar 2mL de saliva para analisar a presença ou não do vírus. Avalia se há presença de infecção ativa.

RT-PCR por swab naso/orofaringe: exame realizado através de material coletado de secreção de naso/orofaringe.  A amostra é obtida por meio de swab (cotonete), podendo ser um pouco incômodo. 

Sorologia: avalia se houve ou não infecção prévia ou contato com o vírus, não sendo recomendado para avaliação de infecção atual, portanto está indicado em um momento diferente do RT-PCR.

Testes sorológicos rápidos: são testes sorológicos, que permitem resultado imediato. Tem desempenho inferior aos testes sorológicos realizados em laboratórios. 

Teste de antígeno: coletado por meio de swab (cotonete) e avalia infecção atual ativa, portanto é uma alternativa para o RT-PCR em algumas situações. O resultado é rápido, demorando cerca de 30 minutos após a coleta.


Quem deve fazer o RT-PCR Salivar?

O teste é recomendado para pacientes sintomáticos e assintomáticos. 

  • Pessoas sintomáticas: Para pessoas sintomáticas, o teste é recomendado do 1° ao 7° dia após o início dos sintomas. É especialmente indicado para pacientes que não toleram a coleta por swab de nasofaringe e crianças e idosos. 

  • Pessoas assintomáticas: Nos casos assintomáticos, a coleta é indicada na avaliação de contactantes de caso confirmado de COVID-19 e rastreio epidemiológico (em massa), quando pode ser realizado de maneira recorrente (a cada 72h), permitindo identificação rápida de casos e controle de surtos.

Os testes COVID-19 devem ser realizados de acordo com a necessidade de cada paciente, devendo ser repetidos em caso de suspeita de falso-negativo. 
 

Quanto tempo demora para receber o resultado do exame?

O resultado do exame de PCR demora até 48h após a coleta para ficar pronto. 
 

O teste pela saliva é aceito pelo convênio de saúde?

Não. O exame RT-PCR pela saliva no Salomão Zoppi é feito somente pelo serviço particular.
 

Como é realizado o teste de RT-PCR Salivar?

É realizada uma coleta simples, rápida e indolor, onde o paciente recebe um frasco e todas as orientações para coletar a amostra da saliva que logo após vai para análise laboratorial. 
 

frasco do pcr pela saliva
 

Preciso apresentar pedido médico?

O pedido médico não é obrigatório para os agendamentos de testes de RT-PCR Salivar realizados via serviços particulares.
 

Orientações importantes antes de agendar o teste:

As principais orientações para realizar o teste são:

  • Não tomar água nos 10 minutos que antecedem a coleta;

  • Evitar comer e beber e utilizar spray nasal 30 minutos antes da coleta.

     

Onde fazer o teste pela saliva para COVID-19?

Através do nosso agendamento online, você consegue escolher o melhor dia e horário para coletar seu teste de COVID-19 com a segurança e a confiabilidade que só a Salomão Zoppi pode oferecer!