A ultrassonografia da tireoide é um exame de imagem que permite visualizar a glândula, que é responsável por produzir os hormônios tireoidianos e regular diversas funções metabólicas do nosso corpo. É um exame que pode ser realizado regularmente, preventivo, ou pode ser requisitado para acompanhar doenças pré-existentes também. Veja a seguir como o exame é feito e quando ele é indicado.
Ultrassonografia da tireoide: o que é e para que serve?
A ultrassonografia ou ultrassom da tireoide é um exame de imagem, não invasivo e indolor, que utiliza ondas de ultrassom para criar imagens de glândula tireoide.
O principal objetivo do exame é avaliar a estrutura da tireoide e identificar possíveis nódulos, cistos ou outras anomalias que indiquem alguma doença. Além disso, ele também pode ser usado para acompanhar pacientes com histórico de doenças da tireoide, como hipotireoidismo, hipertireoidismo ou câncer de tireoide.
Quando a ultrassonografia da tireoide é indicada?
A ultrassonografia da tireoide pode ser indicada quando há suspeita de algum problema na tireoide. Alguns sinais e sintomas de que isso pode estar acontecendo e que justificam a realização do exame são:
-
Aumento de volume na glândula;
-
Presença de nódulos palpáveis e/ou caroços no pescoço;
-
Alterações hormonais detectadas em exames de sangue;
-
Dificuldade para engolir ou respirar.
O que a ultrassonografia da tireoide pode detectar?
A ultrassonografia da tireoide pode auxiliar no diagnóstico de condições como:
-
Hipertireoidismo: produção excessiva de hormônios tireoidianos.
-
Hipotireoidismo: produção insuficiente de hormônios tireoidianos.
-
Tireoidite: inflamação da glândula tireoide.
-
Presença de nódulos: que podem ser malignos ou benignos.
O que é TI-RADS e como ele ajuda a avaliar nódulos na tireoide?
TI-RADS (Sistema de Relatórios e Dados de Imagem da Tireoide) é uma ferramenta que ajuda os médicos a avaliarem nódulos na tireoide.
Quando você faz um exame de ultrassom da tireoide e aparece um nódulo, o TI-RADS ajuda a classificar esse nódulo com base em algumas características. Dependendo dessas características, o nódulo recebe uma pontuação e é classificado em diferentes categorias, que vai de TI-RADS 1 (nenhum risco de câncer) até TI-RADS 5 (maior risco de câncer).
Essa classificação ajuda o médico a decidir se o nódulo precisa ser observado, se deve ser feita uma punção (um exame que tira um pedacinho do nódulo para análise) ou se não há necessidade de se preocupar.
Como se preparar para o exame?
A ultrassonografia da tireoide é um exame simples e não requer preparação antes de ser realizado. No entanto, é importante informar ao médico sobre qualquer medicamento que esteja sendo utilizado, especialmente aqueles que alteram a função da tireoide.
Como a ultrassonografia da tireoide é feita?
Durante o exame, o paciente permanece deitado em uma maca e um gel será aplicado sobre a região do pescoço. Em seguida, o médico moverá o transdutor (uma espécie de sonda) do ultrassom sobre a pele para gerar as imagens da tireoide. O exame é indolor e dura cerca de 10 minutos.
Ultrassonografia da tireoide: preço e onde agendar
Para obter mais informações sobre onde realizar o exame de ultrassom da tireoide, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma de agendamentos online.
Autor: Dr. Patrick Catracala - coordenador médico de ultrassom da Dasa (SP).