Sintomas de varíola dos macacos: quais são, como começam e como identificar

sintomas de varíola dos macacos

 

Autora: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto 
Médica infectologista


Os sintomas de varíola dos macacos são característicos e se assemelham com os da varíola humana, uma infecção relacionada ao Ortopoxvírus que foi declarada erradicada mundialmente em 1980.

Caso tenha algum sintoma ou note uma erupção cutânea, um profissional da saúde deve ser consultado para realização de diagnóstico e indicação de tratamento adequado.

Varíola dos Macacos: o que é?

Varíola dos macacos é uma zoonose viral (um vírus transmitido aos seres humanos a partir de animais) causada pelo vírus de DNA de fita dupla envelopado pertencente ao gênero Orthopoxvirus da família Poxviridae.

Apesar do nome da doença, é muito importante compreender que a transmissão ocorre principalmente a partir de roedores comuns em determinadas regiões da África, e não de macacos.

A varíola dos macacos também pode ser transmitida de pessoa para pessoa. É o que está acontecendo no Brasil atualmente. Nesses casos, a transmissão pode ocorrer através do contato direto com as lesões ou secreções respiratórias, relações sexuais e compartilhamento de material contaminado, como roupas ou toalhas. 

Quais são os sintomas de varíola dos macacos?

Os sintomas da varíola dos macacos são semelhantes aos da varíola humana e necessitam de atenção imediata. Os mais comuns incluem:

  • Febre alta de início abrupto;  
  • Mal-estar;
  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Dores no corpo;
  • Aumento de linfonodos;
  • Lesões na pele, que podem coçar e doer, principalmente na face, nos membros e na região genital.

Como a varíola dos macacos começa?

A varíola dos macacos começa por volta de três semanas após a exposição ao vírus. Inicia-se um quadro que ocasiona febre, calafrios, aumento de gânglios, cansaço, fraqueza, dores musculares, dor de cabeça e sintomas respiratórios, como congestão nasal e tosse. 

Por volta de 1 a 3 dias após o início desses sintomas, surgem as primeiras lesões na pele.

Como diferenciar os sintomas de varíola dos macacos dos sintomas de catapora e herpes zóster?

As lesões da varíola dos macacos se iniciam com manchas que se elevam, formando vesículas que contêm secreção e podem ter diferentes tamanhos. Depois de um período, formam-se as crostas.

Tanto o Herpes Zóster quanto a catapora são causados pelo mesmo vírus, o Varicela Zóster. Na catapora, as lesões tendem a ser mais concentradas no tronco, embora possam atingir outros locais, como rosto e membros.

As lesões do Herpes Zóster, no geral, são em faixa e costumam se concentrar apenas em um lado do corpo. Nesse caso, o paciente teve catapora no passado e desenvolveu o quadro de zóster devido à reativação do vírus no organismo.

A catapora e o herpes zóster costumam apresentar lesões menores em comparação com as da varíola dos macacos.

Além disso, quando na fase de crosta, o Herpes Zóster e a Catapora não são mais contagiosos, enquanto a varíola dos macacos ainda pode ser transmitida.

O que fazer em caso de suspeita de varíola dos macacos?

É muito importante buscar atendimento médico assim que os primeiros sintomas surgirem, para diagnosticar ou descartar a infecção. Além disso, é necessário manter o distanciamento social, para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas.

Tratamento

Ainda não existe um tratamento específico para varíola dos macacos. Caso o paciente apresente a doença, o tratamento visa aliviar os sintomas com antitérmicos e analgésicos, que devem ser definidos de acordo com cada caso pelo profissional.

Clique aqui para agendar exames