Herpes Zóster: saiba o que é, quais são os sintomas e como prevenir a doença

Lesões de Herpes zóster


Autora: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto 
Médica infectologista


Herpes Zóster também chamado de cobreiro, é uma infecção viral causada pelo vírus da varicela (catapora), que permanece em latência durante toda a vida do paciente infectado.

A condição apresenta sintomas característicos, como a erupção cutânea dolorosa e autolimitada e deve ser diagnosticada e tratada para evitar outras complicações como Nevralgia pós-herpética e infecção bacteriana secundária de pele.

O que é Herpes Zóster?

Trata-se de uma infecção viral que ocorre devido a reativação do vírus varicela zóster (VVZ), o mesmo causador da catapora.  

O vírus permanece no organismo humano durante toda a vida e, mesmo após anos de infecção, pode acometer novamente os pacientes, especialmente adultos acima de 50 anos de idade e aqueles com comprometimento imunológico. 

Sintomas de Herpes Zóster?

Dentre os principais sintomas, os mais comuns são:

  • Lesões cutâneas;
  • Ardor e coceira no local;
  • Febre;
  • Cefaleia;
  • Mal-estar;
  • Dor intensa no local das lesões;
  • Parestesias: formigamento, agulhadas, adormecimento, sensação de pressão etc.

Em caso de suspeita, o auxílio médico imediato para diagnóstico e direcionamento do tratamento é fundamental.

Herpes zóster é contagioso?

Sim, é contagioso. A transmissão ocorre pelo contato com as lesões da pele. Para evitar, recomenda-se não ter contato com as lesões do paciente.

Tratamento

Normalmente o tratamento é feito com medicamentos analgésicos e antivirais, como aciclovir ou valaciclovir. Para as lesões, é prescrita a higienização adequada com o uso de água e sabonete, além de manter as unhas aparadas. 

O ideal é que assim que houver a suspeita, o paciente procure um médico. É importante dizer que a doença pode causar complicações graves como a Nevralgia pós-herpética (NPH) e infecção bacteriana secundária de pele (impetigo, abscesso, celulite e erisipela). 

Caso haja infecção secundária, o médico pode recomendar o uso de antibióticos para o tratamento.

Existe vacina para Herpes Zóster?

Existem duas vacinas capazes de prevenir o Herpes Zóster (cobreiro), a atenuada e a recombinante. Estão licenciadas para pessoas com 50 anos ou mais e recomenda-se como rotina para os maiores de 60 anos.

Agendar e fazer na unidade
 
 
Agendar e fazer em casa

 

Vacina viva atenuada

Sua administração é feita com uma única dose. Caso tenha sido acometido pelo herpes zóster, é preciso aguardar o intervalo de 12 meses entre a vacina e o quadro agudo da doença.

Vacina Recombinante

Esse imunizante é administrado em 2 doses com 8 semanas de intervalo entre elas. Se o paciente for infectado pela doença, recomenda-se intervalo de 6 meses entre a vacina e o quadro agudo do herpes zóster. Em determinados casos, essa vacina pode ser aplicada logo após a resolução do quadro de zoster. Pessoas maiores de 18 anos que apresentam problemas de imunidade também têm indicação de receber a vacina zoster recombinante.

 

Onde tomar a vacina da Herpes Zóster?

Ambas as vacinas para a Herpes Zóster estão disponíveis no Salomão Zoppi. Você pode agendar suas vacinas em casa, por meio do nosso atendimento móvel. Se preferir, clique no botão abaixo para agendar em um dos laboratórios.

Agendar e fazer na unidade
 
 
Agendar e fazer em casa