Candidíase é uma condição clínica comum causada por fungos, que afeta diversas mulheres no Brasil e no mundo. Mas é necessário investigar caso haja candidíase de repetição, que é quando o quadro se manifesta na paciente quatro vezes ou mais durante um ano.
Há diversas causas associadas. Por isso, uma investigação médica é fundamental para diagnóstico e indicação do tratamento adequado.
O que é candidíase de repetição?
A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida, que pode ser de vários tipos, sendo o principal a Candida-Albicans.
Normalmente, esse fungo vive na pele e dentro do corpo, como na boca, garganta, intestino e vagina, e não causa nenhuma complicação. Entretanto, quando a paciente apresenta alterações hormonais ou imunológicas, a infecção tem mais chances de surgir.
Considera-se candidíase de repetição quando se manifesta pelo menos quatro vezes durante o período de um ano.
O que causa candidíase de repetição?
A candidíase vaginal pode acometer todas as mulheres. Alguns fatores podem ser facilitadores, como: queda da resistência momentânea ou por imunossupressão, uso de medicamentos que alteram a flora intestinal, estresse excessivo e ficar muito tempo com o biquini molhado na praia.
Quando há queda frequente da imunidade, principalmente em pacientes com HIV e Hepatite C, pode ocorrer episódios de repetição.
Mulheres que utilizam corticoides e medicamentos para imunidade também apresentam grandes chances de ter o quadro.
Quais são os sintomas de candidíase?
Dentre os principais sintomas de candidíase, temos:
- Corrimento vaginal esbranquiçado;
- Coceira leve, moderada ou forte;
- Ardor vaginal;
- Dor durante a relação sexual;
- Dor ou desconforto ao urinar.
Existem casos em que os sintomas não se manifestam, sendo diagnosticados apenas durante os exames ginecológicos de rotina.
Candidíase pode causar complicações?
Em casos mais graves, principalmente quando o sistema imunológico é muito debilitado, a infecção pode acometer outros órgãos, principalmente o trato gastrointestinal. Nesse ponto, é importante estar atenda aos sintomas e realizar o tratamento indicado pelo médico.
Qual é o melhor tratamento para candidíase de repetição?
Para tratar a candidíase, utiliza-se antifúngicos que podem ser ministrados por via oral ou local. Se a paciente apresentar em conjunto uma irritação grave, pode ser necessário o uso de creme cicatrizante local.
Vale ressaltar que, nos casos de candidíase de repetição, é muito importante identificar e tratar a causa da condição. Algumas vezes pode ser necessário o tratamento de manutenção, isto é, prorrogar o uso de medicamentos por mais tempo.
O que é Microbioma vaginal?
Microbioma vaginal é o exame responsável por avaliar a composição bacteriana e fúngica da microbiota vaginal, utilizando o sequenciamento de DNA de alto desempenho como metodologia.
Com ele, é possível identificar perfil o microbiano e fungos vaginais, de modo que seja possível avaliar a saúde feminina.
Recomenda-se sua realização para: investigar corrimentos genitais, infecções vaginais de repetição, infecção urinária de repetição e infertilidade feminina ou aborto de repetição.
Autora: Dra. Adriana Campaner - Médica ginecologista