Exames ginecológicos: quais são os principais exames para a saúde da mulher 

exames ginecológicos
 
 
Agendar Consulta ou Exames



Os exames ginecológicos têm como função avaliar a saúde da mulher como um todo e devem ser feitos com a periodicidade indicada pelo especialista.   

Com os exames preventivos, é possível verificar vulva, vagina, colo do útero, ovários, útero, reto e pelve para diagnosticar quaisquer anormalidades precocemente e iniciar os tratamentos adequados.  

O que são exames ginecológicos?  

Os exames ginecológicos são aqueles solicitados pelo ginecologista para prevenir que ocorram problemas de saúde na mulher, ou seja, são exames preventivos para o rastreamento de doenças.    

Dentre eles, existem os exames para diagnosticar infecções, lesões pré-cancerosas e cancerosas presentes nas mamas, útero, ovários, vagina e vulva.  

Além da parte ginecológica, o médico avalia a saúde da mulher como um todo. Então, dependendo da idade e condição clínica, são solicitados exames específicos para cada uma.  

 Em termos de divisão de faixas etárias, é possível dividir a saúde feminina em três fases principais.   

  • Adolescência: Nessa fase, muitas jovens ainda não começaram a ter atividade sexual, mas a consulta ginecológica serve receber orientações sobre a menstruação, exame de mamas e analisar a genitália e solicitar exames como o ultrassom pélvico. Caso a jovem já tenha iniciado a vida sexual, o ginecologista pode solicitar exames de ISTs, principalmente a clamídia e a gonorreia, que são as infecções que mais comumente atingem as adolescentes. Se no exame for detectada alguma alteração, são requeridos exames específicos de análise.  

  • Início da vida reprodutiva: Nessa faixa etária, também chamada de menacme, os exames principais são o Papanicolau, ultrassom transvaginal, ultrassom pélvico e ultrassom das mamas. Além desses, são solicitados exames de sangue e mamografia a partir dos 40 anos.    

  • Climatério: Mulheres acima de 50 anos estão nessa fase. Além dos exames rotineiros da vida reprodutiva, são incluídos outros:  densitometria óssea, colonoscopia e exames cardiológicos, como ecocardiograma e teste de esforço.   

Quais são os principais exames ginecológicos?  

Existem diversos exames essenciais para cuidar da saúde da mulher. São eles:  

Exame clínico  

Este exame é feito para avaliar as partes ginecológicas com o ginecologista durante a consulta.

Caso a mulher já tenha iniciado sua vida sexual, observa-se a vagina e o colo do útero. Para fazer esse exame, usa-se o espéculo vaginal, conhecido como "bico de pato", que é introduzido dentro da vagina para enxergar o colo do útero e vagina, além de analisar se há corrimento.  

É nesse exame que o médico irá colher o Papanicolau. Após esse procedimento, ele faz o exame de toque, que consiste na introdução de dedos na vagina, e apalpa a barriga para avaliar o tamanho do útero e ovário.  

Papanicolau  

O Papanicolau é o exame que tem como objetivo detectar o pré-câncer ou câncer do colo do útero. Ele é realizado quando a paciente está em posição ginecológica. É inserida uma espátula que "raspa" o colo do útero e passada uma escovinha para colher o material.   

 Após esse procedimento, a amostra é colocada em uma lâmina (citologia convencional) ou em um pote com um líquido (citologia líquida). A amostra é enviada ao patologista, que será responsável por avaliar as células e diagnosticar se há ou não a presença pré-câncer ou câncer do colo do útero.  

Ultrassom   

O ginecologista pode solicitar três tipos de ultrassonografias:    

  • Ultrassom de mamas: é realizado com um aparelho capaz de visualizar dentro dos tecidos, observando se há nódulos ou cistos.    

  • Ultrassom da pelve: é feito por cima da barriga e geralmente é solicitado quando a paciente ainda não iniciou a vida sexual.   

  • Ultrassom vaginal: utiliza-se uma sonda por dentro da vagina. O exame possibilita uma visão minuciosa do útero e ovários, podendo identificar complicações nesses órgãos.    

Em determinados casos, o médico também pode solicitar o ultrassom de abdômen para avaliar outros órgãos, como rins, fígado e baço, a fim de verificar nódulos nas regiões. Geralmente é feito quando há relatos de dores nesses locais.   

Colposcopia  

A colposcopia é um exame que necessita do uso do espéculo e é responsável por visualizar a vagina e o colo do útero de forma ampliada. Para o procedimento, são usados dois líquidos: ácido acético e iodo, que são aplicados no colo do útero para facilitar a visualização.     

Geralmente esse exame é indicado quando a paciente apresenta alterações no Papanicolau ou quando a olho nu o ginecologista enxerga alguma ferida.    

Se houver alguma alteração presente no exame, o médico realiza uma biópsia, que consiste na retirada de um pedaço da lesão para pesquisar se existe o pré-câncer ou câncer de colo de útero.   

A maioria dessas lesões são assintomáticas, então, quando existem sintomas significa que o câncer já está avançado.   

Exame de sangue  

Os exames de sangue solicitados são básicos e servem para avaliar se existe diabetes, problemas na tireoide, colesterol alto, triglicerídeos, anemia e baixas vitaminas.    

Dependendo do problema que a paciente apresenta, são necessários outros exames de sangue mais complexos para investigação.   

Mamografia  

A mamografia é um exame utilizado para rastrear o câncer de mama e o ideal é que descubra antes que o tumor seja palpável pela mulher.     

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, a mamografia é indicada para todas as mulheres com 40 anos ou mais e deve ser realizada anualmente.  Já para as mulheres que têm históricos familiares de câncer de mama, deve ser feita antes dos 40 anos.   

O exame é feito por um aparelho específico que faz uma compressão da mama de frente e de lado, para avaliar se há alguma alteração nessas glândulas. Caso haja alteração, indica-se a biópsia.   

Microbioma vaginal  

No exame de microbioma vaginal, é colhida uma amostra de secreção da vagina da paciente para avaliar todas as bactérias e fungos presentes. O exame é indicado principalmente quando a mulher apresenta corrimentos constantes sem causa definida. Dessa forma, é possível indicar o tratamento mais adequado. 

    

Agendar Exames

 

Periodicidade dos exames ginecológicos   

O ideal é que a mulher se consulte com o ginecologista anualmente para fazer os exames clínicos, colher o Papanicolau e realizar os demais preventivos feitos em laboratório, cuja periodicidade dependerá de cada caso específico.   

Qual é a importância de fazer exames preventivos femininos?  

Os exames preventivos são fundamentais para identificação de condições precoces, antes mesmo de as mulheres apresentarem sintomas. Ademais, auxiliam na prevenção do câncer de mama, intestino e colo do útero, que são os mais comuns em mulheres.    

No Salomão Zoppi você pode fazer seus exames ginecológicos com eficiência e tecnologia de ponta. Acesse nosso agendamento online e escolha o melhor dia e horário para você.

Agendar Consulta ou Exames

 

 

Autora: Dra. Adriana Campaner - Médica ginecologista