Ultrassom transvaginal é um exame de imagem que possibilita a visão detalhada dos órgãos reprodutivos femininos. É indolor e possibilita a detecção de anormalidades presentes no útero, colo do útero, endométrio (revestimento do útero), trompas de falópio, ovários, bexiga ou cavidade pélvica.
O que é o ultrassom transvaginal?
O ultrassom transvaginal é o exame de imagem, geralmente solicitado pelo ginecologista 1 vez ao ano. Ele se utiliza de ondas sonoras de alta frequência para gerar imagens dos órgãos internos femininos e desempenha um excelente papel no diagnóstico de doenças ginecológicas.
Qual a função do ultrassom transvaginal?
O exame tem como objetivo avaliar de forma detalhada o útero, miométrio, cavidade uterina, trompas, pelve e ovário. Desta forma, pode diagnosticar cistos, infecções, gravidez ectópica e, até mesmo, o câncer.
Existem diversos tipos que podem ser solicitados de acordo com a situação de cada paciente, como:
-
USG TRANSVAGINAL PARA ENDOMETRIOSE;
-
USG TRANSVAGINAL CONTROLE DE OVULAÇÃO;
-
USG TRANSVAGINAL TRIDIMENSIONAL;
-
ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL PARA NÃO GESTANTES;
-
USG OBSTÉTRICA TRIGEMELAR ENDOVAGINAL;
-
USG OBSTÉTRICA GEMELAR ENDOVAGINAL;
-
USG OBSTÉTRICA MORFOLÓGICA;
-
USG OBSTÉTRICO ENDOVAGINAL;
-
USG OBSTÉTRICA COM TRANSLUCÊNCIA NUCAL;
-
DOPPLER TRANSVAGINAL.
Como é feito o ultrassom transvaginal?
Para realizar o exame, o profissional orienta a paciente a ficar em posição ginecológica, ou seja, deitada em uma maca com as pernas afastadas e o joelho levemente dobrado.
O médico insere um transdutor com preservativo e lubrificante no canal vaginal, para que facilite a passagem no equipamento, que deverá permanecer de 10 a 15 minutos no canal, podendo se mover para resultar em melhores imagens.
Durante o procedimento, o transdutor emite ondas sonoras de alta frequência e capta imagens nas estruturas pélvicas. As imagens são enviadas para um monitor para que seja avaliada por um profissional.
Preparo para transvaginal
Para realizá-lo não é necessário nenhum preparo prévio. Geralmente a única solicitação é para que a paciente esvazie a bexiga momentos antes do exame.
Contraindicações
O ultrassom transvaginal não deve ser feito se a paciente não tiver iniciado sua vida sexual. Neste caso, recomenda-se o ultrassom pélvico.
A grande vantagem do ultrassom transvaginal é a utilização do transdutor, aparelho que é posicionado dentro da vagina e fica próximo ao colo do útero e o útero, possibilitando uma visão mais ampla e detalhada que o ultrassom pélvico.
Tempo de duração do exame
O procedimento pode ser feito pelo radiologista ou ginecologista e sua conclusão demora de 10 a 15 minutos.
Faça seu exame no Salomão Zoppi, com tecnologia de ponta, segurança e facilidade em todos os procedimentos. Acesse a nossa plataforma de agendamento online e escolha o melhor dia, horário e unidade para realizar o seu ultrassom transvaginal.
Quando é necessário fazer o ultrassom transvaginal?
Normalmente o ginecologista solicita que o exame seja feito uma vez ao ano. Mas, quando é encontrada alguma alteração em um desses órgãos analisados, pode ser necessário repeti-lo com uma frequência maior.
Ultrassom transvaginal: perguntas frequentes
Veja abaixo as principais dúvidas sobre o ultrassom transvaginal:
Grávida pode fazer transvaginal?
Sim, pode ser feito em mulheres grávidas e não oferece nenhum risco para a mãe ou para o bebê.
Pode ter relação antes de fazer ultrassom?
Sim, o exame pode ser realizado normalmente após a relação sexual. Além disso, após o procedimento, não é necessário aguardar nenhum período para ter relações.
Transvaginal dói?
O transvaginal é um exame indolor, mas que em algumas mulheres pode causar incômodos.
Outro fator é quando a paciente está na menopausa, a vagina consequentemente está mais ressecada e o exame pode causar mais dor.
Pode fazer transvaginal menstruada?
A menstruação não interfere na realização ou no resultado do exame. Porém, o melhor período para realizá-lo é logo quando a menstruação acaba, sendo possível avaliar o útero fora do tempo de ovulação.
Autora: Dra. Adriana Campaner, médica ginecologista