A gestação provoca diversas mudanças no organismo da mulher. Por conta disso, logo no início, é comum que surjam os primeiros sintomas de gravidez.
Geralmente, os primeiros sinais físicos da gestação costumam aparecer cerca de uma a duas semanas após o atraso menstrual (por volta da 7ª semana de gestação).
No entanto, apesar de o atraso menstrual ser um sinal de que um bebê está a caminho, a recomendação é que a mulher realize exames (como Beta HCG ou ultrassom) para confirmar a gestação.
Continue a leitura para saber mais sobre os principais sintomas de gravidez e quando podem surgir.
Sintomas de gravidez: quais são?
O primeiro sintoma que a mulher pode notar é o atraso menstrual. Outros sintomas iniciais incluem:
-
Corrimento marrom (nidação);
-
Enjoos e vômitos;
-
Sensibilidade nas mamas;
-
Tonturas;
-
Cólicas leves;
-
Fadiga;
-
Secreção vaginal aumentada;
-
Aumento da frequência urinária.
Quando os primeiros sintomas de gravidez podem surgir?
Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de uma a duas semanas após a fertilização e o atraso menstrual. Porém, isso varia bastante de gestação para gestação.
Além disso, muitas mulheres não sentem quaisquer sintomas durante o início do período gestacional e descobrem mais tardiamente.
Após os primeiros sintomas de gravidez, como a gestação pode ser confirmada?
Os especialistas recomendam realizar os exames como Beta HCG e o ultrassom para confirmar ou descartar a suspeita de uma gravidez.
O Beta HCG é um exame de sangue que detecta a gravidez logo no início, antes mesmo do atraso menstrual. É um método extremamente sensível, seguro e eficiente.
Já o ultrassom obstétrico visualiza o feto, os sinais vitais e define a idade gestacional, mede o embrião e avaliar os ovários e o útero. Geralmente, pode detectar o embrião a partir da 5ª semana gestacional. É seguro e não oferece riscos para a mãe e bebê.
Primeiros passos para uma gestação saudável
Logo após a confirmação, um dos principais cuidados na gravidez é começar a realizar o pré-natal com o obstetra.
O especialista solicita exames para acompanhar e avaliar a saúde da mulher e a do bebê, para assegurar que tudo aconteça da forma mais segura durante o parto e após o nascimento da criança.
O objetivo é avaliar de perto todas as fases e verificar se há alterações no organismo da gestante e no desenvolvimento do bebê.
Neste período, será avaliada a saúde da mulher de forma global e se há o risco de complicações como pressão arterial elevada ou diabetes gestacional. Além disso, acompanhará a alimentação da gestante, como está o ganho de peso e o crescimento intrauterino do bebê.
Agendar exames gestacionais em casa ou onde estiver
Realize seus exames gestacionais em casa ou no local de sua preferência. Acesse nossas plataformas digitais, e escolha a unidade mais próxima.