Vacinas para gestantes: saiba quais são recomendadas durante a gravidez

vacinas para gestantes


Autora: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto 
Médica infectologista



Uma dúvida bastante comum entre as mães de primeira viagem é sobre as vacinas para gestantes. Afinal, grávidas podem tomar vacinas? Quais são as vacinas indicadas durante a gravidez? Existe algum imunizante que é contraindicado?

De fato, a imunização é muito importante nesse período, pois permite que a mãe produza anticorpos que vão passar dela para o bebê através da placenta.

Esses anticorpos são fundamentais para conferir proteção contra doenças que podem ser muito graves no início da vida do recém-nascido. Entretanto, existem alguns tipos de vacinas que não devem ser aplicadas em gestantes. Entenda:

Agendar e fazer na unidade
 
 
Agendar e fazer em casa

 

Grávidas podem tomar vacinas?

Depende, algumas vacinas são grandes aliadas na proteção da mãe e do bebê durante a gravidez. É de suma importância que a gestante esteja atenta ao calendário de vacinação, converse com o seu médico sobre as vacinas e mantenha os imunizantes em dia.

Quais vacinas são recomendadas durante a gestação?

Há quatro imunizantes que podem ser recomendados durante a gravidez. São eles:

Vacina dTpa para gestante

A vacina dTpa é muito importante para a gestante e para o recém-nascido. Ela confere imunidade contra a difteria, que não é uma doença muito comum atualmente no Brasil, contra a coqueluche e contra o tétano. 

O tétano é uma doença grave que pode acometer o recém-nascido quando não se trata adequadamente do coto umbilical. A coqueluche ou tosse comprida pode ser especialmente grave nos primeiros meses de vida da criança. Então, para evitar o tétano neonatal e a coqueluche (pertussis), a mãe é vacinada para passar os anticorpos para o bebê.

Esta vacina é recomendada a partir da 20ª semana de gravidez e pode ser encontrada nos serviços privados de vacinação e nas Unidades Básicas de Saúde para gestantes a partir da 20ª semana de gestação, puérperas até 45 dias após o parto e profissionais da Saúde que atuam em maternidades e serviços de atendimento a recém-nascidos.

Para saber em qual período está sua gestação, basta calcular a idade gestacional.

Vacina da Gripe

A vacina Influenza protege contra o vírus da gripe e também é importante na gestação. Isso porque pacientes grávidas apresentam um risco aumentado para o desenvolvimento de síndrome respiratória aguda grave, caso seja infectada pelo vírus.

Além disso, o recém-nascido e o latente jovem também podem ter quadros muito graves de Influenza com necessidade de internação e complicações que podem levar ao óbito.

Você pode encontrar a vacina trivalente, que confere proteção contra três tipos do vírus, na rede pública para grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde em função do maior risco de adoecimento e de evolução para quadros graves.

Já na rede particular, a vacina disponível é a tetravalente, que protege contra quatro tipos do vírus.

Vacina Hepatite B

A vacina da hepatite b está especialmente indicado para gestantes não vacinadas.

O esquema de doses para adultos funciona da seguinte maneira: três doses, com intervalo de um ou dois meses entre primeira e a segunda doses e de seis meses entre a primeira e a terceira.

A vacina pode ser encontrada na rede pública e rede privada de vacinação.

Imunoglobulina Anti-RhD

Imunoglobulina Anti-RhD é um imunobiológico recomendado como prevenção da sensibilização da gestante RhD negativa como rotina a partir da 28ª semana de gestação.

É recomendada também nas seguintes situações: se a mulher recentemente deu à luz a um bebê Rh(D)-positivo; em caso de aborto ou ameaça de aborto; se há complicações graves durante a gestação, como gravidez ectópica e mola hidatiforme nas primeiras 12 semanas; e se ocorre hemorragia transplacentária. 

É uma forma de conferir, através de uma imunização passiva, uma proteção para evitar que a mãe entre em contato com as hemácias do feto que seja RH(D)-positivo. As doses podem variar de acordo com a prescrição médica e o motivo da aplicação.

Agendar e fazer na unidade
 
 
Agendar e fazer em casa

 

Quais vacinas a grávida não pode tomar?

De maneira geral, as vacinas contraindicadas na gestação são as vivas atenuadas.

Alguns exemplos são:

  • Vacina Sarampo, Caxumba e Rubéola;
  • Vacina Varicela;
  • Vacina da Febre Amarela (exceto em casos de surto, caso a gestante nunca tenha tomado o imunizante).

Existem algumas vacinas que não são recomendadas porque ainda não existem estudos que comprovem sua segurança para mulheres grávidas, como a vacina do HPV.

Gestante pode tomar vacina da Covid-19?

Sim, gestantes são consideradas grupo de risco para a covid-19. Por isso, os imunizantes estão altamente recomendados durante a gravidez.

No Brasil, as vacinas recomendadas para esse grupo são:

  • CoronaVac: feita com o vírus inativado;
  • Pfizer: feita pelo RNA mensageiro que codifica a proteína Spike do vírus.
     

As vacinas Janssen e AstraZeneca, que são feitas através de uma técnica que utiliza adenovírus, não estão indicadas durante esse período.

Onde se vacinar?

As vacinas para gestantes estão disponíveis no Salomão Zoppi. Através do Nav, nossa plataforma de agendamento online, é possível escolher o dia, horário e unidade que mais se adequam a sua rotina.

Se preferir, você pode agendar suas vacinas em casa, por meio do nosso atendimento móvel.
 

Agendar e fazer na unidade
 
 
Agendar e fazer em casa