A urocultura é um exame laboratorial que auxilia no diagnóstico das infecções do trato urinário (chamadas também de ITU) por meio da análise de uma amostra de urina.
É um exame importante para quem tem risco aumentado para essa doença e também para as gestantes. Continue a leitura para saber mais sobre a importância desse exame.
Para que serve o exame de urocultura
O exame de urocultura é utilizado para diagnosticar e monitorar, por meio da análise de uma amostra de urina, possíveis infecções do trato urinário, como cistite (infecção da bexiga) e pielonefrite (inflamação dos rins).
Urocultura com antibiograma
O exame de urocultura com antibiograma avalia o tipo de bactéria presente na urina e a sensibilidade das bactérias a diferentes tipos de antibióticos. Isso auxilia os médicos a prescreverem o tratamento mais eficaz para combater a infecção.
Como é feito o exame?
O exame de urocultura é realizado por meio de uma amostra de urina. No laboratório, essa amostra é “cultivada”, ou seja, preparada em meio especial para que os microrganismos presentes (se existirem) se multipliquem, permitindo sua identificação.
O exame de urocultura detecta quais doenças?
O exame de urocultura é utilizado para detectar bactérias que causam infecções do trato urinário, como cistite (infecção da bexiga) e pielonefrite (inflamação dos rins). No caso de suspeita de infecção de urina por fungos, é necessário pedir um exame específico para identificá-lo.
Qual a importância do exame de urocultura para gestantes?
As infecções urinárias são mais comuns em mulheres grávidas por causa das alterações hormonais e anatômicas pelas quais a mulher passa nesse período. Isso pode facilitar a entrada de bactérias no trato urinário, provocando infecções.
O problema é que, quando não tratadas, as ITUs durante a gravidez podem aumentar o risco de parto prematuro --daí a importância do exame especialmente para as gestantes. Por isso, a urocultura é considerada parte essencial dos cuidados durante a gravidez.
Formas de prevenir infecções do trato urinário
Algumas medidas ajudam a prevenir as infecções do trato urinário. São elas:
-
Beber bastante água;
-
Manter uma higiene íntima adequada;
-
Urinar logo após as relações sexuais;
-
Evitar reter a urina durante longos períodos;
-
Evitar roupas íntimas apertadas.
Como se preparar para o exame?
A urocultura é um exame que exige um preparo simples: ao chegar ao laboratório, a mulher deve limpar os genitais (de acordo com a orientação do local) para só então fazer a coleta da urina. É necessário também estar há pelo menos duas horas sem ter urinado.
Onde fazer o exame de urocultura?
Para consultar preços, obter mais informações sobre exames e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o nossas plataformas digitais.
Autora: Adriana Bittencourt Campaner, ginecologista e obstetra da Dasa