Teste do pezinho: o que é, quais doenças são detectadas pelo teste e qual sua função?

Teste do pezinho: o que é, quais doenças são detectadas pelo teste e qual sua função?


Autor: Dra. Camila Bertaglia Luizetto
Revisor: Dra. Myrna Campagnoli

 

O teste do pezinho, ou Teste de Triagem Neonatal, consiste em uma coleta de sangue que é feita durante os primeiros dias de vida do bebê e tem como objetivo diagnosticar precocemente diversas doenças, muitas delas tratáveis e com isso evitar danos futuros. 
 

O que é o teste do pezinho? 

É o nome popular para o Teste de Triagem Neonatal, que é feito a partir de gotas de sangue coletadas do calcanhar dos recém-nascidos. O material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e praticamente indolor para o bebê. 
 

Qual a função do teste do pezinho? 

A Triagem Neonatal é uma opção preventiva que visa fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, que são assintomáticas no período neonatal, mas que podem gerar graves danos à saúde do indivíduo, no longo prazo, caso não sejam tratadas precocemente.  

Com o diagnóstico precoce, há tempo de se interferir no curso da doença, permitindo acompanhar e, quando disponível, instituir um tratamento, diminuindo ou eliminando sequelas associadas a cada doença. 
 

Quais as doenças detectadas no teste do pezinho? 

No início dessa prática, que começou nos anos 70 no Brasil, era possível detectar apenas a Fenilcetonúria e o Hipotireoidismo congênito, duas doenças que se diagnosticadas precocemente e tratadas a tempo previnem deficiência mental permanente.   

Hoje em dia, principalmente após a criação do Plano Nacional de Triagem Neonatal em 2001, a maior parte dos estados brasileiros colhem de recém-nascidos amostras para o diagnóstico precoce também de Fibrose Cística, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase. 

Atualmente, existem disponíveis painéis ainda mais amplos para a identificação de doenças genéticas, metabólicas e hormonais, que ampliam as oportunidades de diagnóstico e tratamento precoce. 
 

Qual a importância do teste do pezinho para a saúde da criança? 
 

Teste do pezinho: o que é, quais doenças são detectadas pelo teste e qual sua função?


A maior parte das doenças triadas no Teste do Pezinho são assintomáticas no período neonatal, com risco de gerar sequelas graves irreversíveis no desenvolvimento da criança, que só serão perceptíveis tardiamente.   

Muitas vezes o teste é a única oportunidade de diagnosticar de forma fácil, rápida e a um custo baixo, doenças que podem levar muitos anos para serem identificadas, levando a um atraso importante no tratamento e a sequelas irreversíveis. 
 

O que é a versão ampliada do teste do pezinho? 

Hoje em dia é possível fazer o chamado Teste do Pezinho Ampliado ou Super Ampliado, usando a mesma amostra de sangue que é colhida da mesma forma. Ele é capaz de diagnosticar mais de 50 doenças raras e genéticas, que se diagnosticadas e tratadas precocemente, terão um desfecho muito melhor. 
 

Quando é necessário fazer o teste do pezinho e para quem? 

Toda criança nascida em território nacional tem o direito ao teste do pezinho. Para que o teste alcance o seu objetivo primordial de detectar algumas doenças que podem causar sequelas graves ao desenvolvimento e crescimento, deverá ser feito de forma e no momento adequados.  

O tempo para coleta, preferencialmente, não deve ser inferior a 48h de alimentação proteica (amamentação) e nunca superior a 30 dias, sendo o ideal entre o 3º e o 7º dia de vida. As gestantes devem ser orientadas, ao final de sua gestação, sobre a importância do teste do pezinho e procurar um posto de coleta ou laboratório indicado pelo pediatra dentro deste prazo. 

Conheça também o BabyGenes, o exame de triagem neonatal complementar ao teste do pezinho.  
 

clique aqui para agendar seu teste