Sexagem Fetal: o que é, para que serve e quando fazer

Sexagem fetal

 

Agendar Exame
 
 

A sexagem fetal é um exame feito por biologia molecular, a partir de uma amostra de sangue da paciente, a partir de 8 semanas de gestação, para descobrir o sexo do bebê antes do exame de ultrassonografia.

Como é feito o exame de sexagem fetal?

  • Preparo: não é necessário jejum e nenhum preparo especial antes da coleta da amostra. 
  • Contraindicações: pacientes com menos de 8 semanas de gestação. O exame não oferece riscos para o bebê ou para a gestante.  
  • Duração da coleta: 5 a 10 minutos.  
  • Método de coleta: amostra de sangue periférico da gestante.  


COM QUANTAS SEMANAS DE GRAVIDEZ É RECOMENDADO O EXAME DE SEXAGEM FETAL?  

 
Estudos científicos (Levi et al, 2003), demonstram alta taxa de sensibilidade e confiabilidade para coletas feitas a partir da 8ª semana de gestação. 

 

COMO É O RESULTADO DA SEXAGEM FETAL?  

A detecção do cromossomo Y na amostra indica alta probabilidade (99%) do feto ser masculino.  

A ausência do cromossomo Y indica que o sexo é feminino, ou que ainda não houve passagem suficiente de material genético fetal para a circulação materna. Este fato é mais frequente antes da oitava semana de gestação. Após esse período aumenta significantemente a probabilidade de feto feminino quando não detectado o cromossomo Y. 

 

Agendar Exame

 

COMO FUNCIONA O EXAME EM UMA GRAVIDEZ DE GÊMEOS?    

Sim, é possível realizar o teste em caso de gravidez gemelar (2 fetos). 

Em caso de gestação gemelar monozigótica (idênticos), é esperado que os bebês tenham o mesmo sexo. Portanto, na presença do cromossomo Y, espera-se que ambos sejam do sexo masculino. 

Para gestação gemelar dizigótica, se for detectada a presença do cromossomo Y, espera-se que pelo menos um dos fetos seja do sexo masculino. 

 

QUAL A PROBABILIDADE DE ERRO DA SEXAGEM FETAL?  

Se feito no período indicado, a taxa de inconclusivos é <1%, se trata de um teste que analisa DNA livre de células (cell-free DNA) que passa da placenta para o sangue materno, e avalia a presença ou ausência do cromossomo Y. Fatores que podem interferir no resultado por questões biológicas: presença de mosaicismo feto-placentário; gêmeo evanescente (reabsorvido); transfusão sanguínea; transplante de órgãos.  

 

O EXAME IDENTIFICA DOENÇAS GENÉTICAS?    

A sexagem fetal não é capaz de diagnosticar doenças genéticas.    

 

ONDE FAZER SEXAGEM FETAL EM SÃO PAULO?

O Salomão Zoppi tem unidades em diversos bairros de São Paulo. Escolha a unidade mais próxima e agende online a sua sexagem fetal, NIPT e outros exames.  

clique aqui para agendar seu exame