Puerpério é o período após o parto em que o sistema reprodutivo da mulher retorna ao seu estado normal. Geralmente dura de seis a oito semanas e termina com a primeira ovulação e o retorno da menstruação.
Este momento se inicia logo no primeiro dia após o parto do bebê, sendo necessário alguns cuidados específicos.
O que é o Puerpério?
O puerpério, também conhecido como pós-parto, é o período que se inicia após o nascimento do bebê e com a saída da placenta. Seu final não é muito bem definido, em média ocorre de 6 a 8 semanas após o parto, ou quando as modificações do organismo já voltaram ao normal.
Quanto tempo dura o puerpério?
Podemos dividir o puerpério em três períodos:
-
Puerpério imediato: do 1º ao 10º dia.
-
Puerpério tardio: do 10º ao 45º dia.
-
Puerpério remoto: após 45 dias.
Quais as mudanças físicas que podem ocorrer durante o puerpério?
Durante o puerpério irão acontecer algumas alterações que vão fazer com que o corpo da mulher volte ao normal. Por exemplo, o útero começa a diminuir de tamanho e voltar a consistência de antes da gravidez, o tecido endometrial regenera e ocorrem secreções vaginais, chamadas de lóquios.
Também nesse período, quando os hormônios diminuem, o organismo junto com a amamentação passa a produzir uma substância chamada de prolactina, que ajuda na produção do leite (colostro) e influencia no cérebro, ocorrendo um bloqueio da menstruação. Por isso, as mulheres que amamentam costumam ficar até o 4º mês sem menstruar, não sendo possível uma nova gestação durante esse momento.
Qual o papel da família e amigos nessa fase?
Por conta da grande mudança de vida e de hormônios, é no puerpério que a mulher pode sentir um quadro de tristeza, caracterizado por um grande desânimo. Dessa maneira, é importante que ela receba o apoio da família e amigos próximos, seja emocional ou auxiliando durante o dia a dia com o bebê.
Qual a importância da amamentação para a mãe e o bebê?
A amamentação é fundamental para a mãe, pois é o momento em que ela terá grande contato com o bebê e criará laços, além de prevenir o câncer de mama.
Para o bebê, o colostro é extremamente importante por apresentar vitaminas, anticorpos e nutrição adequada para protegê-lo nos primeiros meses de vida.
Quais as dicas para as “mães de primeira viagem”?
Para mães de primeira viagem, recomenda-se cursos antes do parto que auxiliam a entender melhor o funcionamento do organismo, ler bastante livros sobre o assunto e, se possível, ter uma pessoa experiente que possa ajudar a mostrar como fazer a amamentação e os outros processos com o bebê.
Leia também: Beta HCG Quantitativo
Autora: Dra. Adriana Campaner - Médica ginecologista