Infecção Urinária na Gravidez: sintomas, diagnóstico e como tratar

infecção urinária na gravidez

 

Agendar Consulta ou Exames

 

Infecção urinária na gravidez ocorre principalmente por bactérias que adentram em diferentes partes do trato urinário, como bexiga, uretra e, até mesmo, rins. Embora seja uma condição que pessoas de todas as idades possam desenvolver, é mais comum que aconteça em mulheres.  

Se atentar aos sintomas durante a gestação, é fundamental para procurar auxílio médico imediato, realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento. 

 

Quais são os sintomas de infecção urinária na gravidez? 

Os sintomas clássicos de infecção urinária incluem dor e ardência ao urinar, aumento da frequência, urgência e dor suprapúbica. Outros sintomas podem aparecer com a evolução da doença, como odor desagradável, esvaziamento incompleto da bexiga, constipação, dor lombar, sangue na urina, febre e sensação geral de mal-estar. 

 

O que causa infecção urinária na gravidez? 

É a presença de microrganismos patogênicos, geralmente bactérias, em qualquer parte do trato urinário que causam um quadro infeccioso. Ela ocorre quando estas bactérias ascendem pelo trato urinário a partir da uretra feminina, chegando nas porções mais altas das vias urinárias. 

 

Infecção Urinária na Gravidez: o que fazer quando sentir os sintomas? 

A gestante que apresentar sintomas de infecção urinária deve imediatamente informar seu médico ou procurar um serviço de atendimento emergencial. A evolução do quadro pode levar a sérias complicações, incluindo o trabalho de parto prematuro.

 

Agendar Consulta ou Exames

 

Como prevenir a infecção urinária na gravidez? 

Algumas medidas são importantes para a prevenção, como ingestão de bastante líquido durante todo o dia, e higiene íntima adequada sempre que for ao banheiro e após as relações sexuais. 

 

Qual exame realiza o diagnóstico de urinária na gravidez? 

A infecção urinária é definida pela presença de agente infeccioso na urina, em quantidades superiores a 100.000 unidades formadoras de colônias bacterianas por mililitro de urina (ufc/ml). Esta contagem é feita através do exame de urocultura que analisa o crescimento de colônias de bactérias em uma amostra de urina. 

 

Como é o tratamento? 

Quando existe a identificação de bactérias patogênicas no exame de urocultura, um outro exame chamado de antibiograma é feito, identificando o tipo de antibiótico ao qual essa bactéria é sensível, direcionando o tratamento adequado.

Agendar Consulta ou Exames

 

 

Autor: Dr. Jaime Kulak Júnior - Ginecologista