Neoplasia é quando uma massa anormal de tecido se forma, isso ocorre devido o crescimento e divisão anormal de células e por elas não morrerem quando deveriam.
Podem ser divididas em neoplasias benignas (não câncer) ou malignas (câncer).
Neoplasia: o que é?
Toda célula do nosso corpo é programada para se multiplicar numa velocidade determinada e morrer após certo período, para que novas células possam vir, isso é bem evidente com células das unhas, pele e cabelo, mas ocorre em todos nossos órgãos. Quando uma célula cresce desorganizadamente, ou vive tempo demais, forma-se um aglomerado de células, que é chamada de neoplasia ou tumor.
Quais as causas da neoplasia?
Existem múltiplas causas para essas células neoplásicas ou tumorais perderem o controle de crescimento e de morte programada.
Estímulos externos, como: sol, tabagismo, álcool, vírus e radiação, que podem causar danos no nosso DNA, que é quem controla esse crescimento e morte.
Mutações hereditárias, ou seja, mutações que o indivíduo já nasce com ela, que facilitam o dano no DNA ou no processo que corrige danos quando algo errado ocorre.
O envelhecimento também é uma causa, pois com o avançar da idade esse processo de correção pode ficar menos eficaz, facilitando que falhas não sejam corrigidas e se perpetuem.
De uma maneira geral não existe uma única causa. O surgimento de uma neoplasia é multifatorial e envolve fatores externos, envelhecimento, predisposição, estilo de vida e etc.
Quais os tipos de neoplasia?
Neoplasia é sinônimo de tumor e nós as dividimos em “benignas” e “malignas”. Essa divisão leva em conta a capacidade da célula de se diferenciar, tempo e forma como elas levam para crescer e capacidade de dar metástases (disseminar além do sítio de origem).
Neoplasia maligna
Neoplasias malignas são aquelas que as células crescem de forma rápida e desordenada, com diversos graus de diferenciação e que apresentam chances de metástases.
Neoplasia benigna
Neoplasias benignas geralmente tem crescimento lento, ordenado e apresenta limites definidos. Entretanto, mesmo a neoplasia benigna, a depender da localização, pode ter um comportamento agressivo e causar danos nesse local.
Quais os sintomas da Neoplasia?
Os sintomas de uma neoplasia irão variar de acordo com a localização, estágio da doença e tamanho das lesões.
Por exemplo: neoplasias de mama podem apresentar como sintomas: nódulo na mama e vermelhidão. Neoplasias de pulmão podem ser caracterizadas por: tosse e falta de ar. Neoplasias de intestino podem causar: alteração do hábito intestinal e sangramento nas fezes.
Entretanto, muitas neoplasias, especialmente nos estágios iniciais, podem apresentar poucos sintomas e inespecíficos, até mesmo, nenhum. Por isso, em alguns casos, os exames de rastreamento para diagnóstico precoce são essenciais.
Além disso, realizar exames ginecológicos preventivos é fundamental para cuidar da saúde da mulher e evitar complicações.
Qual a diferença entre neoplasia e câncer?
O câncer é a neoplasia maligna ou o tumor maligno. Neoplasia é nome geral dado tanto a neoplasia benigna, quanto a neoplasia maligna (câncer).
Qual o tratamento indicado para a neoplasia?
O tratamento vai depender principalmente da localização da neoplasia e do estágio da doença. Pode envolver cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e muitas vezes algumas dessas modalidades combinadas entre si.
Algumas neoplasias benignas podem não necessitar de tratamento, sendo necessário somente acompanhamento e observação. Entretanto, cada caso deve ser avaliado individualmente e discutido com seu médico.
Através das nossas plataformas digitais você marca o melhor dia e horário para avaliar sua saúde com os mais diversos exames.
Autora: Karina Sacardo
Revisor: Jerusa Miqueloto