Hepatite: entenda os sintomas e a prevenção da doença

Hepatite: entenda os sintomas e a prevenção da doença

Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto

De acordo com o Ministério da Saúde, a hepatite é um grave problema de saúde pública tanto no Brasil quanto no mundo. A condição pode causar diversas complicações no fígado e levar a quadros graves.   

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. A boa notícia é que existe vacinação para o tipo A e B da doença. 

O que é hepatite? 

A hepatite é uma inflamação grave no fígado. Geralmente é uma doença silenciosa, ou seja, que não apresenta sintomas.

O que causa a hepatite? 

A condição pode ser causada por uma série de vírus e também por medicamentos e outras situações menos rotineiras.  

Quando pensamos em hepatites virais, nós temos as hepatites causadas pelos vírus A, B, C, D e E, que são os mais comuns. 

Como acontece a transmissão da doença? 

A pessoa que desenvolve hepatite foi previamente exposta a um vírus. Existem alguns vírus, por exemplo, os da hepatite A e E, que são transmitidos por via fecal-oral, ou seja, a pessoa ingere água ou alimentos contaminados com o vírus que provém de fezes.    

A outra situação ocorre com os vírus da hepatite B, C e D, que podem ser transmitidos através do sangue e secreções de uma pessoa contaminada e também via contato sexual.  

Além disso, a transmissão da hepatite viral se dá através de transfusão de sangue ou derivados de sangue. Nesse sentido, é extremamente importante que todo o material de sangue, os hemoderivados e os hemocomponentes sejam adequadamente tratados e avaliados de modo que a pessoa que será a doadora de sangue seja avaliada previamente quanto ao risco de transmissão. Atualmente a transfusão de sangue no Brasil, na grande maioria das vezes, é realizada de forma muito segura. 

Quais os sintomas de hepatite? 

Hepatite: entenda os sintomas e a prevenção da doença

Quando pensamos em sintomas da hepatite, existe uma variedade muito grande.   

Crianças pequenas, quando se infectam, tendem a ter poucos sintomas e que são pouco específicos. Os principais sintomas são olhos amarelados,  fezes claras e urina escura. Isso é um sinal de aumento da bilirrubina. 

Além disso, o paciente pode apresentar febre, mal-estar, cansaço, que estão presentes em muitas infecções , inclusive na hepatite.  

Mesmo quando assintomáticas, as infecções pelos vírus B e C podem se tornar infecções crônicas. Um caso de hepatite crônica pode evoluir para cirrose e mesmo carcinoma de fígado. 

Quais os tipos de hepatite? 

Os principais tipos de hepatite são: 

Hepatite A 

Infecção do fígado causada pelo vírus da hepatite A. Essa condição é altamente contagiosa e transmitida através de alimentos e água contaminados ou através do contato com uma pessoa infectada. Existe vacinação para prevenir a doença. 

Hepatite B 

É uma infecção grave do fígado causada pelo vírus da hepatite B. Na maioria dos casos é transmitida pela exposição a fluidos corporais infectados e pode ser prevenida por vacinação. 

Hepatite C 

Infecção viral no fígado causada pela Hepatite C, vírus transmitido pelo contato com sangue contaminado. É considerada o tipo mais grave e para o qual ainda não existe vacina disponível. 

Hepatite D 

Doença hepática causada pelo vírus da hepatite D. Esse tipo só ocorre entre pessoas infectadas pelo vírus da hepatite B. 

Hepatite E 

Normalmente causada pelo consumo de água contaminada. É uma condição hepática causada pelo vírus da hepatite E. 

Hepatite medicamentosa 

É a inflamação hepática causada pelo uso de determinados medicamentos. 

Hepatite alcoólica 

É a inflamação no fígado causada pelo consumo abusivo de bebidas alcoólicas. 

Qual tipo de hepatite é mais grave? 

A hepatite C. De acordo com o Ministério da Saúde, o tipo C é responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose hepática. 

Como é feito o diagnóstico da doença? 

O diagnóstico é feito através de testes sorológicos que avaliam se a pessoa está produzindo anticorpos contra um determinado tipo de hepatite.  

Outra forma de diagnóstico é através da pesquisa do vírus causador desses diversos tipos de hepatite. São dosadas também enzimas produzidas pelo fígado, que podem estar aumentadas em uma situação de infecção.  

Através do agendamento online do Salomão Zoppi, você realiza seus exames com segurança, qualidade e tecnologia de ponta para diagnosticar possíveis casos de hepatite. 

Agendar e fazer na unidade
 
 
Agendar e fazer em casa

 

Quais são os tratamentos para a hepatite? 

O tratamento proposto varia de acordo com o tipo de hepatite e a manifestação clínica de cada um. 

Muitas pessoas podem ser assintomáticas e a doença pode evoluir espontaneamente para a cura. 

A pessoa que apresenta um quadro mais leve da doença também pode ser acompanhada e, em muitos casos, não precisa ser tratada. 

Os casos que necessitam de tratamento agressivo e rápido são aqueles de hepatite A fulminante, pois a pessoa pode ter uma insuficiência hepática aguda. Nesses casos, a indicação é de um transplante de fígado.   

Os casos de hepatite B e C podem evoluir mais frequentemente para a cronicidade e necessitam de acompanhamento. Para auxiliar no tratamento, existem antivirais tanto para a hepatite B quanto para a C que podem ser utilizados e que levam à cura. É um tratamento demorado e que requer acompanhamento por um médico gastroenterologista. 

A hepatite tem cura? 

Sim, diversos casos evoluem para a cura, algumas vezes espontânea e em outras, após o tratamento. 

Como se prevenir contra a hepatite? 

A prevenção da hepatite é extremamente importante.  

Para auxiliar nesse processo, devemos evitar o consumo de água e alimentos que possam estar contaminados, mas isso não é tão simples de ser feito.   

A contaminação através de secreção sexual pode ser prevenida com o uso de preservativos.

Nesse sentido, é muito interessante que a pessoa se vacine para se proteger contra as hepatites que podem ser evitadas através de vacinação.   

As vacinas hepatite A e hepatite B são muito seguras e eficazes, sendo recomendadas para todas as pessoas, com raras contraindicações. 

Agendar e fazer na unidade
 
 
Agendar e fazer em casa