Revisor: Dra. Myrna Campagnoli
Dispositivo Intrauterino (DIU) é um método contraceptivo utilizado por diversas mulheres.
Trata-se de uma estratégia muito eficaz, de longo prazo e segura para evitar uma gestação indesejada naquele momento.
O que é o DIU?
Atualmente existem diversos métodos contraceptivos, como os de barreira: pílulas anticoncepcionais, preservativos masculinos, femininos, diafragma, esponja vaginal e espermicidas, e os hormonais: adesivo anticoncepcional, anel vaginal, anticoncepcional injetável e implantes contraceptivos.
O DIU também é um método contraceptivo que consiste em um dispositivo que é colocado dentro do útero. É considerada uma estratégia segura, duradoura e extremamente eficaz para evitar a concepção.
Quais são os tipos de DIU disponíveis?
Existem dois tipos de DIU disponíveis, o de cobre ou prata e o hormonal. Eles funcionam da seguinte forma:
DIU de cobre ou prata
Este pode ser uma excelente opção para mulheres que não desejam ou não podem utilizar hormônios. Com ele, a menstruação é normal, mas algumas mulheres relatam o aumento do fluxo, TPM e cólica menstrual, principalmente se for o de cobre.
É um método muito seguro, eficaz, prático e reversível, que pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo.
DIU hormonal
O DIU hormonal funciona com a liberação de um progestágeno levonorgestrelno no organismo, responsável por evitar a gestação ao engrossar o muco cervical e diminuir o endométrio.
Esse método pausa a menstruação, mas em algumas vezes a mulher pode ter escapes. É recomendado principalmente para pacientes que apresentam quadros de endometriose, pois diminui o fluxo menstrual e as cólicas.
DIU: como é utilizado?
Para utilizar o DIU, é necessário ir a um consultório para que o ginecologista insira o dispositivo no útero da paciente. Caso a mulher seja mais sensível, o profissional pode recomendar a inserção em centro cirúrgico com o uso de anestesia.
Posso engravidar utilizando o DIU?
É possível, mas são casos raros. Normalmente isso ocorre quando o DIU sai do lugar.
Há alguns métodos que podem indicar o mal posicionamento do dispositivo, como aumento do sangramento, dor durante ou após a relação sexual e cólicas intensas. Quando esses sintomas são observados, recomenda-se uma ultrassonografia transvaginal para analisar a posição do DIU.
Para realizar seu exame, acesse o Nav e agende o melhor dia e horário.
Quem pode optar pelo DIU?
Colocar o DIU é indicado para mulheres com mais de 14 anos que já sejam sexualmente ativas. Porém, conversar com seu ginecologista é essencial para avaliar se há presença de fatores de riscos para doenças inflamatórias pélvicas, que podem contraindicar a colocação.
Aproveitamos para relembrar a importância de manter exames ginecológicos, como o Papanicolau, em dia. Cuidar da sua saúde deve ser sempre sua prioridade!
Quais os benefícios do DIU?
Os principais benefícios de optar pelo DIU são:
-
Alta eficácia;
-
Seguro para grande parte das mulheres, incluindo adolescentes e as que nunca engravidaram;
-
É fácil de usar;
-
Poucos efeitos colaterais;
-
Poucas contraindicações;
-
É reversível;
-
Não necessita lembrar de um horário de uso;
-
Alternativa à esterilização cirúrgica definitiva;
-
Custo reduzido a longo prazo.