Autora: Dra. Deyse Magalhães Meira - médica endocrinologista
O colesterol é um tipo de gordura que faz parte do nosso corpo. Temido por muitos, já que, quando em excesso, faz mal, essa substância na verdade é fundamental para a nossa saúde – sem ele, certamente não seria possível sobreviver.
Seu papel no organismo inclui, por exemplo, participar da síntese de certos hormônios e até da formação das membranas de cada célula corporal.
Realize o exame no Salomão Zoppi para saber os níveis de colesterol no seu sangue.
Continue a leitura para entender mais sobre os tipos de colesterol e como controlar seus níveis.
O que é o colesterol?
Como falamos, o colesterol é um tipo de gordura que tem um papel fundamental na nossa saúde. Ele está envolvido em diversos processos no organismo, incluindo a produção de ácidos biliares (úteis para a digestão) e a síntese de vitaminas (como a D) e hormônios sexuais.
Ele também está presente na formação das membranas de todas as células do nosso corpo.
Hoje, sabe-se que cerca de 70% do colesterol é produzido pelo próprio corpo. Os outros 30% são obtidos por meio dos alimentos que consumimos.
Tipos de Colesterol
O colesterol “viaja” no sangue por meio de moléculas chamadas lipoproteínas. Elas são divididas em três tipos: LDL, HDL e VLDL.
HDL (Lipoproteína de alta densidade)
HDL significa “high density lipoprotein” (ou “lipoproteína de alta densidade”). É o colesterol “bom”, já que ajuda o organismo a manter os níveis do colesterol “ruim” controlados, evitando riscos para a saúde.
LDL (lipoproteína de baixa densidade)
LDL quer dizer “low density liprotein” (ou “lipoproteína de baixa densidade”). Em níveis elevados, o LDL tende a se depositar na parede de artérias e vasos sanguíneos, aumentando o risco para problemas como infarto e AVC. Por isso, é popularmente conhecido como o “colesterol ruim”.
VLDL (lipoproteína de muito baixa densidade)
VLDL significa “very low density liprotein” (ou “lipoproteína de muito baixa densidade”). Quando está alto, o colesterol VLDL também é considerado ruim por aumentar o risco de problemas cardiovasculares.
O que é Colesterol Total?
Colesterol total é o nome da soma dos níveis de todos os tipos de colesterol -- LDL, HDL e VLDL – presentes no sangue de um indivíduo.
Sintomas de colesterol alto
O colesterol alto não dá sinais nem apresenta qualquer sintoma suspeito. Por isso, é fundamental manter a rotina de exames e o acompanhamento médico.
Quais os riscos do colesterol alto?
Como falamos, em excesso, o colesterol tende a se acumular na parede de artérias e vasos sanguíneos, elevando o risco para eventos cardiovasculares graves como:
-
Angina;
-
Infarto do miocárdio;
-
AVC;
-
Danos às artérias dos rins, dos membros e da retina, podendo comprometer a visão, a mobilidade e a função renal.
Como verificar os níveis do colesterol?
A melhor forma de verificar os níveis de colesterol é por meio dos exames de sangue. Dessa forma, é possível avaliar os valores de LDL, HDL, VLDL e triglicerídeos presentes no organismo.
O exame de dosagem de colesterol é recomendado para ser feito com regularidade a partir dos 30 anos, principalmente para quem está em grupos de risco para doenças cardiovasculares (como hipertensos, diabéticos e fumantes) ou de acordo com a orientação do médico responsável.
Como controlar os níveis do colesterol?
Não basta controlar a alimentação para reduzir o colesterol. Isso porque apenas 30% dele vem, de fato, do que comemos – os outros 70% são produzidos no nosso organismo.
Por isso, além do acompanhamento regular, é importante manter bons hábitos de vida para manter os níveis de colesterol dentro do seguro e saudável.
Veja algumas atitudes que podem ter impacto positivo:
-
Não fumar;
-
Praticar exercícios físicos de forma regular;
-
Investir em uma alimentação saudável e equilibrada;
-
Dormir bem.
Realize o exame no Salomão Zoppi para saber os níveis de colesterol no seu sangue.