Cisto no ovário é uma condição muito comum que atinge diversas mulheres, principalmente em idade reprodutiva. Trata-se de bolsas de líquidos que se desenvolvem nos ovários, podendo causar sintomas ou não.
Embora muitos cistos sejam inofensivos e desapareçam sozinhos, alguns podem ocasionar complicações, sendo necessária a intervenção médica para o diagnóstico e encaminhamento do melhor tratamento a ser seguido.
O que é Cisto no Ovário?
O cisto no ovário é uma bolsa cheia de líquido que se desenvolve no ovário de uma mulher.
Os ovários são órgãos reprodutivos femininos responsáveis pela produção de hormônios sexuais. Em cada um dos ovários da mulher, existem diferentes tipos de tecidos: óvulos, células que produzem os hormônios, tecidos vasculares e células de sustentação, que os revestem. Cada uma dessas células pode dar origem a diferentes tipos de cistos, podendo assim existir inúmeros tipos de tumores nos ovários de diferentes “linhagens”.
A endometriose, doença que ocorre quando o endométrio começa a se desenvolver em outros lugares, também pode causar cistos.
Quais são os primeiros sinais?
A maioria das mulheres não apresenta sintomas, principalmente se forem cistos pequenos, de 2 ou 3cm. Caso os cistos cresçam, existem alguns sintomas associados, como dor na barriga, aumento do volume abdominal, problemas urinários e intestinais, com dificuldade para evacuar.
Cistos no ovário podem trazer riscos para a saúde?
A mulher pode ter alguns cistos que estão relacionados com o processo de ovulação. Quando a mulher ovula, sendo geralmente cada mês ocorre de um lado (direito ou esquerdo), formam-se os óvulos dentro de bolsas de água, que são os cistos.
Existem cistos funcionais, que se formam durante a ovulação todo mês, mas regridem. Os cistos ovulatórios são normais e não trazem risco a saúde feminina. Já os outros tipos de cistos proliferativos, são chamados de tumores. Alguns deles são benignos, que crescem e não desaparecem, e outros podem se tornar malignos.
Sempre que tiver um cisto no ovário, a mulher precisa ser avaliada pelo ginecologista para diferenciar se é um cisto da ovulação ou se é um cisto benigno que vai crescer ou um tumor.
Tem alguma diferença se o cisto for no ovário esquerdo ou direto?
Não há diferença entre cistos do ovário do lado esquerdo ou direito. Algumas pacientes, dependendo do tipo de tumor, podem ser acometidas em ambos os lados.
Cisto no ovário pode impedir uma gravidez?
Dependendo do tipo de cisto no ovário, este pode crescer e destruir o tecido ovariano. Com isso, existe a possibilidade de a mulher perder o ovário e ter dificuldade para gestar.
Cisto no ovário pode causar ganho de peso?
O cisto de ovário pode fazer com a que a mulher ganhe peso devido sua proliferação e crescimento, uma vez que os cistos benignos e malignos são capazes de crescer e atingir grandes volumes.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito por exames de rotina prescritos pelo ginecologista, sendo a ultrassonografia o método mais usado. Quando o médico percebe no ultrassom a presença de partes líquidas e sólidas, solicita-se a ressonância magnética de pelve para a identificação de um possível tumor.
Como é o tratamento?
Os cistos ovulatórios regridem sozinhos, sem ser preciso algum tipo de tratamento. Algumas vezes, eles podem romper e sangrar na barriga, chamados de cistos hemorrágicos, necessitando de cirurgia de urgência.
No caso dos tumores, o médico avalia na ressonância o tamanho, características e, dependendo se é benigno ou maligno, pode ser realizada uma laparoscopia, retirando apenas o cisto ou tumor benigno. Já se forem cistos malignos, realiza-se cirurgia do tipo oncológica, onde retira-se os ovários e algumas vezes até o útero.
Autora: Dra. Adriana Campaner | Médica ginecologista