Sequenciamento de Exoma Completo: Conheça o exame capaz de detectar doenças genéticas raras

Sequenciamento de Exoma


Revisão: Dr. Roberto Giugliani
Médico Geneticista, Head de Doenças Raras da DASA Genômica

O sequenciamento de exoma é um teste genético abrangente que identifica alterações no DNA humano. Utilizando-se uma amostra de sangue ou saliva, é possível diagnosticar doenças genéticas raras de forma rápida e confiável.

O que é o exoma humano?

Exoma humano é o conjunto de todos os éxons (regiões codificadoras) do DNA da nossa espécie. A grande maioria das doenças genéticas está associada com a presença de mutações nos éxons, mesmo que o exoma só represente 1,5% do genoma na espécie humana.

Para entender melhor como isso acontece, devemos nos informar sobre a composição do nosso material genético, que é formado por 46 cromossomos (23 vindos do pai e 23 vindos da mãe), que armazenam todas as informações genéticas referentes àquela pessoa em particular. Eles são responsáveis por definir as características físicas individuais, o perfil metabólico e a presença de variantes que podem causar doenças genéticas.

Cada cromossomo é uma fita de DNA no formato dupla hélice. No total, o DNA humano tem 3,2 bilhões de pares de base distribuídas pelos diferentes cromossomos.

Essas fitas de DNA apresentam tanto regiões codificadoras (éxons), quanto não codificadoras (introns). Ao todo, temos em torno de 180.000 éxons que formam os cerca de 22 mil genes que compõem o genoma humano. O conjunto de éxons do nosso DNA é denominado Exoma

As regiões não codificadoras são importantes para a regulação e controle da expressão gênica. O conjunto das regiões codificadoras e não codificadoras é chamado de Genoma.

Para que serve o exame Exoma?

A fita de DNA é formada por uma sequência variável com “letras” A, C, T, G. Essas “letras” são compostos orgânicos, denominados bases nitrogenadas, sendo que A é adenina, T é timina, C é citosina e G é Guanina. 

Não é incomum que nessa sequência de letras ocorram variantes. Estima-se que cada pessoa possua 40 mil variantes não patogênicas em seu DNA, sendo essas variantes as principais responsáveis por tornar cada pessoa única.

No entanto, algumas das variantes podem ocasionar síndromes e quadros clínicos alterados (variantes patogênicas)

A função do exame do exoma completo é sequenciar e analisar os 180.000 éxons dos 22.000 genes, a fim de identificar variantes que possam estar relacionadas com a doença apresentada pelo paciente.

Quais doenças o exoma detecta?

No exoma são encontradas 85% das mutações patogênicas. Com o exame, é possível identificar diversas doenças, assim como auxiliar no melhor tratamento a ser seguido de:

  • Síndromes genéticas sem diagnóstico;
  • Doenças genéticas que podem ser provocadas por genes diferentes;
  • Quadros inespecíficos de erros inatos do metabolismo;

A coleta deste exame está principalmente recomendada para:

  • Pacientes com fenótipo ou histórico familiar que sugerem uma forte etiologia genética, mas sem resultados conclusivos até então;
  • Pacientes que apresentam um quadro de doença genética definido, porém com alto grau de heterogeneidade genética (múltiplos genes), fazendo com que a análise do exoma seja um teste mais prático para definir a causa precisa;
  • Pacientes que apresentam um possível distúrbio genético, mas outros testes genéticos resultaram negativos ou inconclusivos.

Como funciona o exame e o sequenciamento do exoma?

O exame pode ser coletado por uma amostra de sangue ou saliva. Utiliza-se a metodologia Sequenciamento de Nova Geração (NGS).

Veja o passo a passo do processo:

  1. O DNA é extraído da amostra da saliva ou do sangue;

  2. A biblioteca é preparada pelo método de enriquecimento, seguido de captura dos alvos;
  3. A biblioteca é submetida ao NGS;
  4. A região alvo inclui o DNA codificante (CDS) e os sítios de splicing, visando uma cobertura vertical média de 100x;
  5. A análise bioinformática é realizada utilizando plataforma previamente validada, com base em versão atualizada do genoma humano, sendo capaz de detectar variantes de base única (SNVs) e pequenas inserções e deleções (indels);
  6. A seleção dos genes analisados e a interpretação são orientadas pelo pedido médico e pelas informações clínicas relatadas;
  7. A classificação e a interpretação das variantes identificadas refletem o conhecimento científico atual e poderão mudar com a disponibilidade de novos dados científicos.

Valores do exame

O Nav é uma plataforma de tecnologia simplificada que tem como objetivo fornecer todas as informações necessárias para o seu exame de exoma e diversos outros, como o NIPT, por exemplo. Através dela, você pode consultar preços, definir datas de coleta e unidade de preferência, tudo com facilidade e rapidez.
 

clique aqui para agendar seu exame