Os sintomas de câncer de mama são escassos e muitas vezes inespecíficos. Os principais sinais são a identificação de nódulos, eritema e deformidades mamárias. Quando presentes, esses sinais devem ser investigados o quanto antes, para a definição do diagnóstico e tratamento.
Importante lembrar que nem toda alteração na mama é câncer e pode se tratar de uma doença benigna.
O câncer de mama pode ter origem genética. É uma doença grave que muito se beneficia do diagnóstico e tratamento precoces.
Sintomas do câncer de mama: quais são os principais?
O principal sinal do câncer de mama é a presença de um nódulo no seio, que pode ser percebido quando a mulher faz o autoexame das mamas. Além disso, podem surgir:
-
Eritema (vermelhidão na pele da mama);
-
Pequenos nódulos na axila e pescoço;
-
Alteração no mamilo (inversão);
-
Secreção na mama: saída de líquido anormal pelos mamilos.
Diversos tumores de mama são diagnosticados quando ainda não manifestam sintomas, graças ao exame de mamografia.
Sintomas de câncer de mama no homem
Mesmo sendo muito raro, alguns homens podem ser acometidos pelo câncer de mama. Os sintomas mais comuns são:
-
Protuberância ou inchaço, normalmente indolor;
-
Pele ondulada ou enrugada;
-
Mamilo retraído;
-
Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo;
-
Inchaço nos linfonodos axilares.
Quem tem câncer de mama sente dor?
Na maioria dos casos, o câncer de mama não causa dor. A mastalgia, como é chamada essa dor, pode ser causada por diversos motivos, como menstruação, uso de anticoncepcionais e outros.
Nesses casos, recomenda-se uma avaliação profissional para entender o motivo.
Como diagnosticar o câncer de mama?
Os principais exames de imagem usados para identificar o câncer de mama são ultrassom das mamas e mamografia. Se o resultados desses exames preventivos apontarem nódulo, é necessário fazer uma biópsia, que será enviada e avaliada por um laboratório de patologia.
É importante dizer que, embora o autoexame da mama deva ser realizado pelo menos 1 vez ao mês, ele não substitui a avaliação medica e a realização dos exames de imagem.
Como é o tratamento para câncer de mama?
O tratamento é pensado de maneira individualizada, dependendo muito de cada paciente. Na maioria dos casos, as mulheres acometidas pela condição passam por cirurgia e, algumas vezes, o tratamento precisa ser continuado com quimioterapia e radioterapia na mama.
Para as pacientes em que o tumor tem receptores hormonais, inicia-se a medicação anti-hormônio.
Como prevenir o câncer de mama?
As principais formas de diagnostico precoce e prevenção são a consulta médica e a realização dos exames de rotina periodicamente, como a mamografia. Também é recomendado fazer o autoexame durante o intervalo dos exames preventivos.
O exame BRCA1 e BRCA2 analisa todas as bases presentes nos genes e identifica a existência de mutações que podem causar câncer de mama e ovário.
Outros fatores para prevenir a doença são: manter uma dieta saudável, a fim de evitar a obesidade, praticar exercícios físicos e não fumar.
Além de estar atenta aos sintomas de câncer de mama, para auxiliar nos cuidados da saúde da mulher, diversos exames ginecológicos são recomendados, como o Papanicolau.
Autora: Dra. Bruna Zuchetti - Médica oncologista