Existem diversos fatores que podem causar o sangramento na gravidez em diferentes períodos. Em todos os casos, é necessário consultar um médico especialista para avaliar a causa do sintoma por meio de exames clínicos, de toque e imagem.
Sangramento na gravidez é normal?
Em certos períodos da gravidez, o sangramento pode ser normal. Por exemplo, o sangramento até o terceiro mês de gestação (12 semanas), de coloração rosado ou marrom em pequena quantidade, este indica que está acontecendo a implantação da placenta no útero. Muitas vezes esse sangramento é confundido com a menstruação, pois, em muitos casos, a paciente ainda não sabe que está grávida. É comum e a tendência é melhorar sozinho.
Sangramento no primeiro trimestre de gravidez
Existem alguns casos de sangramento na gravidez, durante o primeiro trimestre, que podem ser alarmantes, como:
- Ameaça de abortamento: nesta situação, é indicado à paciente que evite atividades sexuais e fique em repouso. É necessário realizar a avaliação com um médico obstetra, que poderá receitar alguma medicação antiespasmódica ou algum hormônio. Essa condição, geralmente, evolui bem, necessitando apenas o acompanhamento clínico, exames de toque e ultrassonografia.
- Aborto: quando essa ameaça de abortamento evolui para um aborto, o sangramento é maior, muitas vezes acompanhado de alguns tecidos e cólicas muito fortes. Nesse caso, a paciente deve ir ao pronto-socorro, realizar a ultrassonografia e toque para avaliar. Em alguns casos, a placenta é eliminada completamente pelo próprio organismo, mas, em outros, é necessário fazer a curetagem.
- Mola Hidatiforme: é o início de um câncer de placenta e, nesses casos, o bebê não se desenvolve. Essa condição é pouco frequente e pode ser identificada através do exame de ultrassonografia;
- Gravidez Ectópica: condição na qual o óvulo fertilizado encontra-se fora do útero. A indicação para esse caso é a cirurgia para retirada do embrião.
Sangramento após o primeiro trimestre da gestação
Já no segundo e terceiro trimestre de gestação, os sangramentos podem significar outros tipos de condições. Veja:
- Placenta prévia: acontece quando ao invés da placenta estar dentro do útero, ela está localizada na região inferior do órgão. Nesses casos, a gestante pode apresentar sangramentos esporádicos. É possível visualizar essa alteração durante o ultrassom. Quando o caso é confirmado, a paciente deve permanecer em repouso para avaliar se não haverá outros problemas. Caso haja aumento nos sangramentos, o parto pode ser antecipado;
- Descolamento prematuro da placenta: causado principalmente por traumas ou hipertensão. A placenta se descola antes do tempo e o bebê começa a sofrer com a falta de oxigênio. Há queixas de dor severa e sangramentos. É necessário dirigir-se ao pronto-socorro o mais rápido possível e o parto também é antecipado.
Sangramento na gravidez pode durar quantos dias?
Não há uma quantidade de dias exatos, depende de cada situação ou do que está acontecendo com a gestante no momento. É importante que todos os casos sejam avaliados por um médico obstetra e, na impossibilidade de se consultar com o médico obstetra, a paciente deve se dirigir ao pronto-socorro.
O médico irá avaliar a causa do sangramento e se a paciente apresenta alguma ferida no colo do útero ou na vulva. Também pode haver a necessidade de realizar exames de toque e ultrassonografia, independentemente do período da gravidez.
O resultado obtido pelos exames irá determinar qual será a conduta médica a ser seguida.
Sangramento vermelho vivo na gravidez: o que pode ser?
O sangramento vermelho vivo requer uma maior atenção, pois, em sua maioria, indica abortamento, principalmente se o fluxo for moderado ou intenso. Quando observado, recomenda-se ir ao pronto-socorro o mais rápido possível.
Sangramento marrom na gravidez: o que pode ser?
Esse tipo de sangramento, na maioria dos casos, indica a nidação, que significa a implantação do embrião no útero e ocorre entre o 7º e o 9º dia após a ovulação, dando início ao período gestacional.
Sangramento rosado na gravidez: o que pode ser?
Tanto o sangramento marrom, quanto o rosado podem significar nidação. Porém, o sangramento rosado durante a gestação, pode indicar um abortamento espontâneo e é acompanhado de uma súbita dor abdominal, podendo evoluir para um sangramento mais forte com presença de coágulos .
Quando o sangramento na gravidez é preocupante?
O sangramento durante a gravidez sempre deve ser investigado. Pode indicar uma maior gravidade quando o sangramento vier acompanhado de cólica e presença de coágulos.
O que fazer em caso de sangramento na gravidez?
Sempre acionar o médico obstetra ou dirigir-se ao pronto-socorro para realização de exames clínicos, laboratoriais e de imagem.
Quais são os sintomas da perda de um bebê?
Os principais sintomas que indicam abortamentos são:
- Sangramentos vermelho vivo de grandes proporções;
- Cólicas moderadas ou intensas;
- Sangramentos seguidos de coágulos ou parte de tecidos.
Autora: Dra. Adriana Campaner - Médica ginecologista