Ressonância Magnética: entenda como o exame é feito e quais condições pode detectar

Ressonância magnética

 

Agendar Ressonância Magnética

 

O exame de Ressonância Magnética é um método que não utiliza radiação e retrata imagens com alta definição dos tecidos corporais e órgãos, proporcionando auxílio importante para diferentes condições médicas.

Nesse artigo, dispomos de maiores informações sobre a Ressonância Magnética, como é feita e quais condições pode detectar.

O que é ressonância magnética?

A ressonância magnética é um exame de diagnóstico por imagem que possibilita a análise não invasiva e de forma tridimensional de diversas áreas do corpo humano.

Com ela é possível investigar doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas. O procedimento auxilia no diagnóstico de tumores, doenças degenerativas, coágulos e traumas.

Como o exame é feito?

Para captação das imagens dos tecidos do corpo humano, o paciente é posicionado dentro do aparelho de ressonância, onde permanece durante todo o exame.

O aparelho que retrata as imagens é chamado de Magneto, responsável por criar um campo magnético que funciona como ímã, onde os prótons do corpo se alinham com esse campo, liberando uma energia que é captada pelos sensores do aparelho e, com base nessas propriedades, é possível visualizar as estruturas do corpo humano em um computador.

Ressonância magnética com contraste

Em determinados casos pode ser necessária a aplicação de contraste intravenoso para realçar lesões e estruturas corporais, facilitando a detecção de doenças que podem não estar evidentes sem uso dessa substância.

O contraste usado neste exame é o contraste à base de gadolínio. Sua composição é diferente dos contrastes iodados (utilizados em tomografia computadorizada), sendo as reações adversas raras.

Quais condições podem ser detectadas na ressonância magnética?

Em cada tipo de estrutura corporal, o exame de Ressonância Magnética é capaz de identificar doenças específicas, como:

Ressonância magnética de joelho

É capaz de identificar lesões no interior das articulações, tendões, ossos e ligamentos. Também permite analisar a integridade da patela, fêmur, tíbia e a fíbula, ossos que compõem a articulação do joelho.

Ressonância magnética pélvica

Possibilita a avaliação de todos os órgãos do abdome inferior (bexiga, útero, ovários, próstata e as vesículas seminais). O objetivo principal desse exame nessas estruturas é detectar doenças como: endometriose, mioma uterino, cistos no ovário, hiperplasia de próstata, entre outras.

Ressonância magnética na coluna

Na coluna, o exame visa detectar e diagnosticar compressões nervosas, hérnias de disco, inflamações ou irritações de raízes nervosas (ciático), artrose lombar, estenose lombar, espondilolistese (deslizamento de uma vertebra sobre a outra), protrusão discal e síndrome da cauda equina.

Ressonância magnética de crânio

No crânio, este exame fornece informações sobre o Sistema Nervoso Central que auxiliam no diagnóstico de situações clinicas como: malformações cerebrais, traumatismo cerebral, tumores (benignos e malignos), acidente vascular encefálico, neurofibromatose, meningite, otites, entre outras.

É preciso estar em jejum para fazer ressonância magnética?

Não é necessário jejum para este exame, porém, em casos de rastreios na região abdominal ou pélvica, recomenda-se evitar comer e beber aproximadamente 4 horas antes.

Qual é o preparo necessário para o exame?

Os preparos necessários são:

  • Devido ao campo magnético, o paciente deve entrar na sala de exames sem nenhum objeto metálico (brincos, piercings, pulseiras, relógios etc.);
  • Em alguns casos, é preciso usar contraste para realçar as imagens de alguns órgãos ou estruturas teciduais;
  • É aconselhável ir ao banheiro antes para que não seja necessário interromper o exame durante sua execução;

A duração do exame costuma ser curta, é indolor e é uma importante ferramenta para o diagnóstico de algumas doenças.

Ressonância magnética: preço e agendamento

O Salomão Zoppi conta com aparelhos com tecnologia de ponta para maior segurança e precisão na hora de realizar seus exames. Para fazer seu agendamento, acesse o link abaixo e escolha a unidade mais próxima de você.

Agendar Ressonância Magnética

 

 

Revisão: Dra. Lilian Albuquerque