Reação da Vacina da Gripe: efeitos e quando procurar um médico

Reação da vacina da gripe


Autora: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto
Médica Infectologista

 

Agendar Vacina
 

É importante dizer que, antes de serem aprovadas, as vacinas passam por extensos e detalhados testes que comprovam sua segurança e eficácia.   

Conheça as principais reações que podem ocorrer após a imunização e quando é necessário procurar um médico.    

Reações Comuns  

Dentre as reações mais comuns, há as manifestações locais, como dor, vermelhidão e endurecimento no local da aplicação. Estes sintomas normalmente são leves e desaparecem em até 48 horas.   

Também podem ocorrer manifestações sistêmicas, como febre, mal-estar e dor muscular. Estas costumam ter início de 6 a 12 horas após a imunização e desaparecem em até 2 dias.

Reações Incomuns  

Após a vacinação contra a gripe, as reações anafiláticas são raríssimas.   

O imunizante é contraindicado para pessoas com alergia grave a algum componente da vacina ou a dose anterior.  

Reação da vacina da gripe: quando devo procurar um médico?  

O auxílio médico é necessário caso os sintomas durem mais de 72 horas. Se o paciente vacinado apresentar sintomas de forma mais intensa que o normal, também é importante buscar orientação profissional para investigação.   

Composição da Vacina da Gripe  

O imunizante é composto por proteínas de diferentes cepas do vírus Influenza.  

A vacina trivalente possui duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B, enquanto a quadrivalente é composta por duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B.  

Sua formulação muda anualmente, com base na orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), responsável por fazer a vigilância nos hemisférios Norte e Sul.   

Quem está gripado ou resfriado pode tomar a vacina da gripe?  

Pessoas com quadro respiratório não devem se vacinar pois pode haver confusão entre o quadro respiratório que apresentam antes de se vacinarem e as reações próprias da vacina. 

Além disso, pessoas com sintomas respiratórios não devem transitar pelas unidades de vacinação pelo risco de infectarem outras pessoas, inclusive imunodeprimidos. 

Portanto, deve-se aguardar a resolução do quadro infeccioso para tomar a vacina.   

Recomendações pós vacinação contra a gripe   

Para manifestações locais, recomenda-se a aplicação de compressas frias.    

Onde posso agendar vacina da gripe em São Paulo?  

A vacina trivalente está disponível na rede pública de saúde para os grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, como: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), adultos a partir de 55 anos, profissionais da saúde, professores e profissionais de escolas públicas e privadas, população indígena, pessoas com doenças crônicas (como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, imunocomprometidos, entre outras), forças de segurança e salvamento; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, bem como a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. 

Já na rede privada, a vacina quadrivalente está disponível para todas as pessoas com mais de 6 meses de vida.  Agende sua vacina da gripe no Salomão Zoppi e esteja em dia com a sua saúde! 

Agende a aplicação da sua vacina da gripe.

Agendar Vacina