O Fator Reumatoide (FR) é um exame de sangue utilizado para ajudar a diagnosticar doenças reumáticas e autoimunes e, em especial, a artrite reumatoide. O teste detecta a presença de um tipo específico de autoanticorpo, um anticorpo que ataca o próprio organismo. Veja a seguir como ele é realizado, quais doenças ele pode ajudar a identificar e algumas orientações sobre como interpretar os resultados do exame.
Fator Reumatoide: o que é para que serve o exame?
O Fator Reumatoide ou FR é um anticorpo, ou seja, uma proteína produzida pelo sistema imunológico, mas que, por engano, passa a atacar as próprias células saudáveis do organismo.
Assim, o exame de FR é um teste laboratorial usado para auxiliar o médico no diagnóstico de doenças como a artrite reumatoide e outras doenças autoimunes.
Fator Reumatoide alto: o que pode ser?
Níveis elevados de FR no sangue podem indicar a presença de artrite reumatoide – mas essa não é a única condição que provoca esse aumento. Em outras doenças autoimunes, o FR elevado também pode estar presente. Essas condições incluem:
-
Lúpus Eritematoso sistêmico;
-
Síndrome de Sjögren (caracterizada principalmente por secura excessiva em mucosas como olhos e boca);
-
Esclerose sistêmica (doença caracterizada por fibrose em órgãos e sistemas, principalmente pele);
-
Vasculites (processos que levam à inflamação dos vasos).
Além disso, é importante considerar que o FR pode estar presente em pessoas saudáveis, sem que isso signifique necessariamente uma doença.
Quando o exame é de fator reumatoide é indicado?
O exame de Fator Reumatoide é geralmente solicitado pelo médico para investigar a possibilidade de doenças reumáticas ou autoimunes, como a artrite reumatoide. Nesta última, o teste é necessário principalmente quando o indivíduo apresenta dor nas juntas, inchaço e rigidez matinal prolongada nas pequenas articulações (mãos, punhos, pés, tornozelo) bilateralmente.
Como o exame é feito?
O exame de FR é simples e não invasivo e é feito por meio de uma coleta simples de sangue. Não é necessário preparo prévio, salvo orientação contrária feita pelo médico que requisitou o teste.
Interpretando os resultados do exame
Os resultados do exame de FR são geralmente expressos em unidades por mililitro (U/mL). Confira a seguir os valores de referência do teste:
-
Normal ou não reagente: menor que 20 UI/mL;
-
Fracamente reagente ou fracamente positivo: entre 21 e 79 UI/mL;
-
Reagente ou positivo: igual ou maior que 80 UI/mL.
Vale reforçar, no entanto, que um resultado reagente ou positivo não é um diagnóstico por si só e é preciso ser analisado e interpretado em conjunto com outros sintomas e exames laboratoriais complementares por um médico especializado.
Doenças que podem ser identificadas com o exame de fator reumatoide
O fator reumatoide pode estar presente em algumas doenças, como:
-
Lúpus Eritematoso sistêmico;
-
Síndrome de Sjögren;
-
Esclerose sistêmica;
-
Vasculites;
-
Algumas infecções como por exemplo tuberculose, malária, sífilis, mononucleose, entre outras;
-
Alguns cânceres, por exemplo, leucemia.
Sinais de doenças reumáticas ou autoimunes
Os sintomas das doenças autoimunes variam de acordo com o tipo e grau de doença que o paciente possui. Alguns sintomas de alerta são:
-
Dor nas articulações;
-
Rigidez, inchaço e/ou vermelhidão nas articulações;
-
Dificuldade para movimentar as articulações, especialmente pela manhã;
-
Dores fortes e localizadas;
-
Febre;
-
Fadiga;
-
Perda ou aumento de peso sem causa;
-
Dificuldade respiratória e problemas no coração;
-
Problemas nos olhos e na pele, como vermelhidão.
Qual médico procurar?
Diante de qualquer sintoma sugestivo de doença reumática ou autoimune, o médico especialista a ser procurado é o reumatologista. Ele é o profissional capacitado para diagnosticar e tratar doenças que afetam as articulações, os músculos e os ossos.
Fator reumatoide: preço e onde agendar o exame
Para obter mais informações sobre onde realizar o exame de fator reumatoide, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma de agendamentos online.
Atendimento domiciliar sem taxa de deslocamento
O Salomão Zoppi oferece o serviço de atendimento domiciliar, permitindo que a amostra de alguns exames – como a de Fator Reumatóide – seja coletada na sua casa ou onde estiver, no horário mais conveniente para você e sem cobrar taxa de deslocamento.
Para obter mais informações sobre o atendimento domiciliar ou localizar a unidade do Salomão Zoppi mais próxima da sua região, basta acessar a nossa plataforma digital.
Autora: Dra. Fernando Souza médica reumatologista