Corrimento marrom antes da menstruação pode estar associado a diversas causas, em sua grande maioria, normais.
Quando esse sintoma passa a se tornar frequente e em períodos que não ocorriam antes, é fundamental uma avaliação profissional para identificar as causas e iniciar o tratamento específico.
Corrimento marrom antes da menstruação: o que pode ser?
Geralmente, o corrimento marrom é algo comum do corpo humano e significa sangue em uma quantidade pequena. Porém, em alguns casos, pode ser sinal de doenças ginecológicas, hormonais e até mesmo hematológicas (do sangue e coagulação) e por isso deve ser investigada.
Menstruação chegando
A menstruação de uma mulher que não toma pílula, habitualmente vem a cada 25 ou 35 dias. No entanto, alguns pacientes podem ter um corrimento marrom cerca de 2 ou 3 dias antes da menstruação descer. Essa secreção é o começo da menstruação, sendo considerada normal.
Já outras mulheres apresentam a secreção após a menstruação, que também considerada normal e sem necessidade de maiores preocupações.
Outra situação é a paciente que toma pílula anticoncepcional. O corrimento pode surgir durante o primeiro mês. Algumas delas, ao invés de menstruar por causa do efeito da pílula, pode ter só um corrimento marrom.
Complicações hormonais ou doenças
Se uma paciente nunca observou esse corrimento e de repente começa a apresentá-lo, é preciso investigar se não existe nenhum problema relacionado aos hormônios, principalmente a progesterona e o estrogênio. Além disso, pode indicar algum problema uterino, como um mioma, pólipo ou complicação no colo de útero.
Nidação
A nidação é o sangramento que ocorre entre o 7º e 9º dia pós ovulação e significa a implantação do embrião no útero, indicando o início do período gestacional.
Irritação causada por objetos (camisinha, anel vaginal, absorvente)
Caso aconteça de a paciente esquecer um corpo estranho na vagina, como um absorvente interno ou camisinha, por exemplo, também pode ocorrer um corrimento com cheiro ruim acompanhado de sangue marrom. Nesses casos, é preciso procurar auxílio médico para retirada e avaliação.
Corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez?
Sim, pode ser um indicativo de gravidez.
Algumas pacientes estão grávidas e ainda não sabem. Elas podem notar esse sangramento que ocorre na época que deveria ocorrer a menstruação. Esse corrimento significa a implantação do bebê, chamado de nidação.
Qual o tratamento para o corrimento marrom antes da menstruação?
Não existe tratamento específico para casos de corrimento marrom.
O primeiro passo a ser dado é procurar um profissional para investigar a causa. Ele será responsável por fazer a análise clínica, levando em consideração todo o histórico da paciente.
Idealmente, quando a paciente começa a apresentar esse sangramento em períodos diferentes, é necessário investigar se há algum problema na vagina, como infecções, inflamações e complicações uterinas ou hormonais.
Caso faça os exames e não seja apresentado nada, a paciente é orientada pelo médico.
Já se algum problema for descoberto, existe a necessidade de tratamento específico de acordo com a condição.
Autora: Dra. Adriana Bittencourt Campaner - Médica Ginecologista