Cardiotocografia: entenda o que é e para que serve o exame

cardiotocografia

 

Autora: Dra. Rita de Cássia Alam Machado, médica ginecologista e obstetra  

 

A cardiotocografia é um dos vários exames recomendados a gestantes para assegurar a saúde do bebê e acompanhar o seu bem-estar. Ela é simples e não-invasiva, sendo realizada geralmente no final da gravidez.

 

O que é cardiotocografia? 

A cardiotocografia (CTG) é um exame utilizado para avaliar o bem-estar fetal. 

Por meio de um aparelho chamado cardiotocógrafo, obtém-se um traçado que registra a frequência cardíaca fetal, os movimentos corpóreos do bebê e as contrações uterinas. 

 

Como a cardiotocografia é feita? 

O exame de cardiotocografia fetal é prático e fácil. Ele consiste na colocação de duas faixas sobre o abdome da gestante, por meio das quais serão coletadas as informações sobre o feto. 

Uma das faixas é a cinta de sonar, que capta os batimentos cardíacos, e a outra é um medidor de tônus uterino, que serve para avaliar as contrações. 

clique aqui para agendar seu exame

Durante o procedimento, que geralmente dura de 20 a 40 minutos, a paciente fica sentada, com o tronco levemente inclinado. 

 

Preparação para a cardiotocografia 

A cardiotocografia não requer medidas de preparo. Apenas sugere-se que a gestante não esteja em jejum durante a realização do exame. 

 

Quando fazer a cardiotocografia fetal? 

A cardiotocografia fetal costuma ser realizada no terceiro trimestre da gestação, principalmente para monitorar casos de gravidez de alto risco (como em quadros hipertensivos na gestação, diabetes e restrição de crescimento). 

 

Quais condições a cardiotocografia pode detectar? 

A cardiotocografia permite avaliar os diferentes momentos de sono e vigília do bebê, eventuais distúrbios da oxigenação fetal e efeitos de medicamentos utilizados pela mãe. 

A informação de um traçado normal é tranquilizadora quanto à boa vitalidade do bebê.  

Em algumas situações, os sinais de bem-estar vistos na CTG podem apresentar alterações. Nestes casos, é importante uma criteriosa avaliação clínica da gestante e do feto, por meio da repetição ou do acréscimo de novos exames de vitalidade, para determinar um eventual período de sono do bebê ou uma sinalização de alteração da vitalidade fetal.   

 

Onde fazer o exame? 

Para consultar preços, obter mais informações sobre a cardiotocografia fetal e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav

clique aqui para agendar seu exame

 

Referência: Zugaib M, Miyadahira S, Nomura RMY, Francisco RPV. Cardiotocografia. In Zugaib M, Miyadahira S, Nomura RMY, Francisco RPV. Vitalidade fetal: propedêutica e avaliação. 1ª edição. Atheneu: 2000. P 85-116.