Revisão: Dr. Roberto Giugliani
Médico geneticista
O exame BRCA1 e BRCA2 analisa as sequências desses dois genes, se elas apresentam ou não alguma alteração, uma vez que erros na informação contida nessas sequências genômicas podem ser fatores de risco para alguns tipos de câncer, como os de mama e ovário.
Confira mais informações sobre esse exame.
O que é BRCA1 e BRCA2?
O BRCA1 e BRCA2 são genes localizados no núcleo das nossas células. São responsáveis por transmitir informações importantes que contribuem para a reparação do DNA danificado, para o controle das divisões celulares e para a estabilização o genoma.
Como é feito o exame de BRCA1 e BRCA2?
O exame de BRCA1 e BRCA2 não exige preparo prévio, ou seja, não é necessário jejum e não há necessidade de um horário específico para realizar a coleta.
Para fazer o teste é necessário coletar uma simples amostra de sangue, em tubo EDTA (tampa roxa), ou uma amostra da saliva com um kit próprio. O exame também pode ser realizado a partir do DNA extraído de uma peça tumoral.
Esse procedimento permite identificar alterações nas sequencias de DNA contidas nesses genes, comparadas com as observadas em um genoma de referência. A metodologia utilizada para analisar os genes BRCA1 e BRCA2 é o sequenciamento de nova geração (Next Generation Sequencing, NGS. Essa tecnologia é utilizada também nos painéis com múltiplos genes, como o painel “Mama e Ovário” ou o “Câncer Hereditário”.
Quando o exame de sequenciamento genético é indicado?
Recomenda-se a realização do exame em todas as pessoas que possuem histórico de câncer mamário, ovariano, pancreático ou câncer de próstata metastático.
As pessoas que nunca tiveram câncer, mas possuem histórico familiar de câncer, também podem ser beneficiadas pelas informações proporcionadas pelo exame.
Qual é a importância dos testes de BRCA1 e BRCA2?
Por meio desses testes, é possível identificar a predisposição genética para o câncer e, com isso, tomar algumas medidas preventivas, como:
- Estabelecer uma rotina personalizada de rastreio de câncer, pois em caso de desenvolvimento, as chances de cura são maiores;
- Orientar o paciente oncológico em suas escolhas terapêuticas;
- Identificar familiares em risco aumentado de desenvolver câncer;
- Oferecer assistência reprodutiva, proporcionando a opção de evitar a transmissão dos genes alterados para os descendentes.
Onde fazer o exame?
O Salomão Zoppi possui diversos exames genéticos em todas as suas unidades, com laboratórios especializados em medicina de precisão. Para maiores informações sobre valores e agendamento, acesse o link.
Saiba mais sobre exames genéticos no site da Dasa Genômica.